Redes sociais ajudam estudantes a moldar identidades

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

26/04/21 às 11h36
Ana Flávia Martin e Gabriel Bonfim, especial para Escola de Comunicação

“Eu sou tímida, mas consigo me expressar de outras formas” (Foto: Cedida/Natali Palácio)

Com as grandes transformações da tecnologia, as redes sociais conseguiram exercer um poder de influência sobre as pessoas. Além de serem utilizadas como entretenimento, elas se tornaram uma ferramenta de autoconhecimento.

A influenciadora digital Bárbara Cândido é aluna do 7º termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. Com mais de 24 mil seguidores nas redes sociais, a universitária deu mais visibilidade aos produtos de diferentes marcas e comércios de Presidente Prudente.

O conteúdo da publicitária, além de beleza, é mostrar a realidade do seu dia a dia para os seguidores. Para ela, as redes sociais estão saturadas de conteúdos irreais e vidas perfeitas, temas que Bárbara não se sente confortável em ver e reproduzir.

“Eu quero colaborar para que as redes sociais sejam um local de construção, onde as pessoas possam entrar e construir as próprias realidades, não de destruição”, relata Bárbara.

Para Bárbara, o poder de influência é utilizado com muita responsabilidade, pois ele pode afetar diretamente a vida das pessoas. “Sempre procuro pensar mil vezes antes de postar alguma coisa”, esclarece.

Apesar de todo o cuidado com os conteúdos produzidos e ser fiel a sua própria identidade, a estudante relata não postar todas as suas opiniões e manter situações da vida pessoal fora da exposição. “O medo, o julgamento e o cancelamento às vezes deixa a gente com mais dúvida de quem nós somos”, explica a influenciadora.

A influenciadora digital, Barbara Candido, utiliza o tema ‘realidade’ como conteúdo (Foto: Cedida/Barbara Candido)

INSEGURANÇAS

No entanto, a facilidade de comunicação não é comum para todas as pessoas. A estudante do 5º termo de Publicidade e Propaganda Natali Santos Palácio começou a utilizar as redes sociais para enfrentar a timidez.

Para a estudante, surgiram muitas dúvidas sobre como mostrar a sua imagem e um simples vídeo foi motivo de insegurança. “Eu fiquei testando várias vezes para ver se eu postava ou não”, relata Natali.

A publicitária acompanha a rotina das influenciadoras digitais nas redes sociais e gosta de estar conectada nos conteúdos, além de adquirir vários produtos lançados por elas. “Eu sou muito influenciada pelas blogueiras”.

Com as redes sociais, Natali aprendeu a interagir com os amigos e mostrar mais a sua imagem com vídeos de maquiagem. “Eu acho um pouco difícil aparecer, mas eu gosto”, relata a publicitária.

Para Natali, a comunicação nas redes sociais é mais fácil e com a pandemia elas se tornaram essenciais para o trabalho e para interagir com as pessoas em que você não pode se encontrar.

“É mais fácil hoje as pessoas nos conhecerem pelas redes sociais do que pessoalmente”, esclarece Natali.

A estudante relata ter superado grande parte da timidez com os vídeos e fotos que publica nas redes sociais. Incentivada pelos amigos, ela começou a publicar semanalmente vídeos curtos em seu Instagram e teve muitas respostas positivas. “Foi uma forma de superar o medo e timidez, para as pessoas verem que eu sou tímida mas consigo me expressar de outras formas”, explica a publicitária.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​