(Re)inventando o jornalismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Por Leandro Pereira, em nome da equipe 2025
Presidente Prudente, 12/05/2025

Após dois anos sem atualização, estudantes do 6º termo de Jornalismo assumem a produção semanal do Portal da Escola de Comunicação. (Foto: Marlene Reverte)

O jornalismo é uma prática em constante transformação. Reinventa-se nos formatos, nos recursos, nas linguagens. Adapta-se ao ritmo da web, às novas formas de consumo de informação e às tecnologias que se multiplicam, mas há algo que não muda: sua finalidade.

A jornalista, pesquisadora e professora Thaisa Bacco, inspirada por José Marques de Melo (1943-2018), ao falar da reinvenção da profissão em 2022 — em artigo de mesmo nome —, afirma que o jornalismo continua sendo, acima de tudo, compromisso com a apuração, com a responsabilidade e com a ética, porque informar é, essencialmente, libertar.

Após dois anos de pausa, o Portal da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste busca inspirar essa mesma liberdade sob a condução dos alunos do 6º termo de Jornalismo, trazendo a vitalidade das editorias de Comportamento, Resenha, Cultura, Esporte, Viralizou e Turismo. Mais do que uma vitrine, este espaço é um laboratório: lugar de experimentar narrativas digitais, explorar múltiplas linguagens e, sobretudo, exercitar o rigor do processo jornalístico.

Durante dez semanas, os jornalistas irão produzir material para seis editorias (Foto: Leandro Pinheiro)

Nesta semana, os leitores poderão mergulhar na nostalgia do consumo de discos e câmeras retrô na editoria de Comportamento, acompanhar produtores e artistas independentes revelando os bastidores da criação musical: da letra à melodia, da mixagem à masterização, em Cultura, e descobrir como a Atlética ECOPP tem obtido resultados melhores ao integrar calouros e veteranos em Esporte.

Resenha analisa novo álbum e carreira da Duquesa (Foto: Leandro Pinheiro )

Também há espaço para encantamento, como no caso do piano que surpreendeu a comunidade da Unoeste em Viralizou, ou para descobertas de lazer, com o Balneário da Amizade, em Presidente Prudente, apresentado em Turismo. Na Resenha, o rap feminino se destaca com o novo EP da Duquesa, mostrando o poder da música como expressão e resistência.

Reinventar o jornalismo não significa distorcer sua essência. Significa reconhecer que, em cada tempo, seus processos precisam se atualizar para continuar cumprindo sua missão original.

Neste espaço, rompemos com a tradição gutenberguiana. Os recursos tecnológicos do jornalismo on-line serão explorados com o desejo de formar e devolver para o mundo profissionais vocacionados, capazes de aplicar práticas que motivam o apetite cultural, aproximando o leitor da informação e principalmente de boas histórias. 

Estudantes participam de todas as etapas do processo jornalístico, da pauta à publicação (Foto: Ana Clara Magro)

O que oferecemos é mais que a técnica: é a possibilidade de ler em muitos caminhos, começando pelo trecho que quiser, de sentir em várias linguagens, de dialogar, lembrar e viver o instante. Um jornalismo que está em todo lugar e que ainda vive, resiste e arde aqui, na Escola de Comunicação.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​