Ruas de fogo: website dos alunos do 2º termo de Publicidade está no ar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
24/05/2022 às 19h

Os alunos uniram todo conhecimento teórico do semestre para por em prática na criação do site – Foto: Marlene Reverte

Mais um projeto saindo do forno, dessa vez produzido pelos alunos do 2º termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. Na noite de ontem (23/05), a turma lançou o website Ruas de Fogo, resultado do Projeto Integrador do semestre, visando mostrar mais sobre o grupo de dança Prudentino Ruas de Fogo e a cultura hip-hop.

O projeto foi desenvolvido por 11 alunos com a orientação de seis professores, reunindo todas as disciplinas do semestre para produzirem um site com textos, vídeos, fotos e elementos gráficos.

O tema foi escolhido pelos próprios professores e a turma, dividida em três grupos, abordou: o que é street dance, a história do grupo Ruas de Fogo e como estão hoje em dia. Os alunos seguiram a identidade visual pré-definida, como fontes e cores, para tratarem dos assuntos com criatividade e alcançarem seu público-alvo.

Home do site

Renan Mastroto, um dos alunos da turma, conta que a experiência assustou um pouco no início com tantas demandas e prazos, porém destaca que sua maior dificuldade também se encaixa como seu maior aprendizado: produzir tantos conteúdos diferentes. “Ali nós estávamos fazendo para um site, então não era só produzir, era pensar e planejar da melhor forma possível”. Para ele, todo esforço valeu a pena, conseguiu superar os problemas e no fim percebeu que não era um bicho de sete cabeças como previa.

O aluno também conta que tiveram muita liberdade da parte dos orientadores para realizarem o trabalho, o que, de acordo com ele, foi importante para vivenciarem na prática o que poderá ser exigido deles no mercado de trabalho futuramente.

O professor Helton Sápia, responsável pela disciplina Linguagem Multiplataforma, auxiliou no desenvolvimento do projeto utilizando programas e ferramentas de criação e edição de websites, como o WordPress e Elementor. Muito satisfeito com o resultado, o professor ressalta que a turma encarou um desafio profissional, interpretou a proposta e transformou em um produto que pode transmitir a mensagem desejada.

Para o professor, o maior desafio do projeto é entender como adequar o conteúdo em todas as dimensões e formatos disponíveis na internet, para ser acessível a todos. “A turma é muito envolvida, comprometida e criativa, conseguiram superar isso muito bem”.

Ruas de Fogo

O grupo Ruas de Fogo atua no desenvolvimento de projetos socioeducacionais com a Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, chamado Trabalho de Dança, que é composto por cerca de 60 a 80 alunos. Surgiu com o objetivo de unir os estilos de danças urbanas, em 1997.

O fundador do grupo Leonardo Ferreira ressalta que essas parcerias com a universidade contribuem com a visibilidade do grupo e os ajudam a levar sua mensagem para mais pessoas. De acordo com o dançarino, os alunos foram muito bem instruídos a coletar informações corretas e transformar em um site cujo resultado o deixou muito orgulhoso.

O professor Helton explica que os docentes sempre procuram escolher para os projetos temas que levem uma mensagem positiva e de reflexão. No caso do Ruas de Fogo, é possível conhecer e aprender mais sobre a cultura do hip hop, além de introduzir os jovens que se interessarem e enxergarem como uma oportunidade.

O lançamento aconteceu no Auditório Buriti, às 19h30, no campus II da Unoeste. No intervalo, o grupo Ruas de Fogo fez uma apresentação de aberta de dança para todos os alunos no terraço do 4º piso no Bloco 3.

A aluna do 1º termo de Publicidade e Propaganda Paola Jorgino da Paixão, se surpreendeu com o grupo. “Não sou do hip-hop, mas achei a apresentação bem interpretada”, conta. A Jamily Pereira Silva, também do 1º termo de Publicidade, diz que gostou da dança e achou bom sair da rotina. “Não conhecia o grupo, vou começar a acompanhar”, finaliza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​