Sensibilidade, Velocidade e Abertura são princípios básicos da fotografia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

12/04/2019 às 10:00 
Camila Araujo e Pedro Silva

Marlene Reverte

O modo manual é a forma como se aprende fotografia na prática

 Instrumento base da fotografia, a câmera pode ser um pouco complicada de mexer, muito disso por causa das teorias e técnicas de regulagem do ISO, diafragma e obturador, elementos vitais para uma boa foto.
 
Mas ao longo das aulas de fotografia dos cursos de Comunicação, é possível perceber, que logo você começa a regular a máquina com facilidade. É como dirigir, depois que você aprende, você pensa antes de pisar na embreagem, no freio ou no acelerador?
 
O ISO é o responsável pela sensibilidade de luz. Possibilita ao fotógrafo controlar a quantidade de luminosidade que ele deseja que a câmera capte. Em uma imagem esse é um dos fatores que determinam a qualidade, isso porque números maiores representam granulação.
 
Segundo Marlene Reverte, jornalista, fotógrafa e funcionária do laboratório de Fotografia da Facopp, outros dois elementos de grande importância, são o diafragma e o obturador. Na fotografia, o obturador é o responsável por “congelar” o movimento ou criar efeitos, como a técnica de light painting. Quando se trata de profundidade de campo, o diafragma é o responsável, cuidando sobre onde está o foco.
 
Marlene explica que a forma como são combinados esses elementos depende da intencionalidade da foto. “Pessoas que trabalham à noite tendem a deixar o ISO mais alto, mas, por exemplo, como costumo fazer fotos delicadas e de manhã, dificilmente ele passara de 200”.
 
João Lucas Martins, aluno do 3º termo de Jornalismo, explica que o princípio dos três elementos citados é a luz. Cada um tem uma função com a luz, o obturador determina seu tempo, o diafragma sua quantidade, e por fim, o ISO a sensibilidade que essa luz terá. Portanto, levando em consideração que fotografia, em sua essência é luz, esses três elementos devem conversar para assim a fotografia ser completa e bem capturada. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.