Tatuagem é apenas mais um desenho ou pode ser considerada arte?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Allana Gomes,  Fernanda Claro  e  Jaqueline Félix, especial para Escola de Comunicação
03/06/2022 às 11h

“Tatuagem é a minha vida, o meu oxigênio. Sempre tive a visão de que é uma arte”, comenta Buschini (Foto Cedida/Franciele Ferreira)

A tatuagem atualmente é muito vista como uma forma de arte, uma expressão de quem você é por meio do seu corpo, porém nem sempre foi assim. Antigamente, a maioria das pessoas viam as tatuagens como algo ruim, que atraia o mal e eram representações de coisas negativas. Hoje sabe-se que não é bem assim, segundo o tatuador Rafael Buschini, a tatuagem só ilustra o mal quando a pessoa atribui coisas negativas a ela.

Rafael exerce essa profissão há dezoito anos. Porém, somente há oito ele se mantém financeiramente apenas com a renda das tatuagens. Começou trabalhando com Zé Linares, tatuador de Presidente Prudente, com o qual aprendeu não só os processos técnicos, mas também a história da tatuagem. Algum tempo depois, largou a faculdade de Publicidade e Propaganda após sofrer um acidente, a partir daí passou a trabalhar com o pai no setor de vendas, tatuando nas horas vagas.

Quer conhecer mais do trabalho deles? Acesse os perfis do instagram de Rafael Buschini e Zé Linares.

https://instagram.com/rafaelbusca?igshid=YmMyMTA2M2Y=
https://instagram.com/zelinarestattoos?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Desde muito novo, Rafael sempre gostou muito dessa área, tanto é que quando adolescente usou o desenho e, posteriormente, a tatuagem como uma forma de escapar da depressão e do vício por antidepressivos. “A arte faz você sair da sua consciência física e atingir um espírito muito mais elevado, a tatuagem é isso para mim”. Rafael pondera que considerar tatuagem como arte é algo pessoal, que apesar dele só ter tatuagens com algum significado para ele, nem todos pensam dessa forma e fazem apenas por fazer e está tudo bem.

Rafael fez sua primeira tatuagem aos 18 anos, desde então não parou mais (Foto: Jaqueline Félix)

Rafael relata que já viu muitas histórias marcantes, mas houve uma que lhe emocionou mais: o caso de um casal que fez uma tatuagem em homenagem a filha de dois anos, que faleceu devido a uma doença. O tatuador revela que teve que parar para chorar e pedir desculpas, pois ficou muito sentido com a história do casal.

“Tatuagem para mim é uma arte, que se faz ferramenta ao transpor o pensamento/sentimento do ser, usando a dor como lição”, afirma Erick (Foto Cedida/Erick Aguiar)

SIGNIFICADO

O estudante de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Erick Aguiar, conta que atualmente tem 20 tatuagens em seu corpo e que nem todas contêm um significado para ele, mas que criaram um conceito com o decorrer do tempo. Sua primeira tatuagem foi feita aos 17 anos, que foi uma representação da obra “A Grande Onda de Kanagawa”. Erick decidiu tatuá-la, pois na época aquilo simbolizava o caos natural das coisas e relações, destacando como esse caos é lindo, apesar de tudo. 

Ao se pensar em fazer uma tatuagem, além de escolher o que irá ser registrado, também é preciso definir em que lugar do corpo este desenho deverá ser feito. Para o estudante, este processo de decisão é orgânico, ao escolher o que lhe agrada o lugar é um mero detalhe. “Considero todo um processo artístico e visceral. Arte dá o sangue ao criar”, declara Erick. 

O QUE É ARTE PRA VOCÊ? 

Segundo o dicionário, a arte é a capacidade inata de aplicar conhecimento, usar talentos ou habilidades, exibir ideias e pensamentos. Porém,  a verdade é:  a arte é subjetiva, é tudo aquilo criado com o propósito de despertar algum sentimento, sejam eles harmonia, tranquilidade, dúvida, entorpecimento e muitos outros. Além de ser toda e qualquer forma de expressão, portanto você pode ler, cantar, dançar, atuar ou fazer qualquer outra coisa que te faça sentir bem, sem medo e o mais importante: sendo você mesmo. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​