TCC conta trajetória de Helena Meirelles, a Dama da Viola

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

10/12/2020 às 09:41
Daniel Alvarez

Jeferson deu início a primeira noite de apresentações das defesas de TCC do curso de Jornalismo. (Foto: Reprodução YouTube)

Para abrir a primeira noite de apresentações das defesas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do 2º semestre de 2020, o graduando Jeferson Silva Santos expôs o trabalho “RAÍZES SUL-MATOGROSSENSES: A TRAJETÓRIA DA ‘DAMA DA VIOLA’ HELENA MEIRELLES E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CULTURA MUSICAL CAIPIRA”. A defesa foi realizada de forma online, por meio da plataforma Google Meet, e transmitida no canal do Youtube da TV Facopp Online.

Sob orientação do professor Homéro Ferreira, o estudante produziu um radiodocumentário que conta a história de Helena Meirelles. Para desenvolver o trabalho, Jeferson explica que precisou entrar em contato com diversas pessoas que foram próximas da Dama da Viola enquanto ela ainda estava viva. “Inicialmente falei com a Regina Freire, que é a chefe do Departamento de Cultura de Bataguassu. A partir dela, consegui outros contatos como Mário Araújo, o responsável por alavancar a carreira de Helena e por produzir o seu primeiro disco.”

Sobre a definição do formato de radiodocumentário, o formando conta que aconteceu devido à liberdade que se é possibilitada ao autor para se aprofundar no fato e ainda de optar por manifestar-se ou não durante a história. Segundo ele, no decorrer da narrativa sua presença acontece apenas para fazer o encadeamento entre as diferentes entrevistas.

Durante a produção do produto radiojornalístico, Jeferson pôde conhecer a fundo a história da Dama da Viola e afirma que o ponto que mais chamou a sua atenção foi a persistência da personalidade na música. “Ela recebeu muitos nãos, mas nunca se intimidou e seguiu em frente. Além disso, enfrentou desafios em casa também, os pais a proibiam de tocar viola por ser considerado um instrumento de homens”, conta.

ALCANCE DO PRODUTO

Já disponível na Rádio Facopp, o radiodocumentário já conta com mais de 80 acessos. Além desses, o produto também foi veiculado em estações de rádio sul-matogrossenses, estado de origem de Helena. Um dos municípios foi Santa Rita do Pardo, na rádio comunitária 87,9 e alcançou cerca de 2.000 ouvintes. Em Bataguassu, cidade natal da Dama da Viola, será veiculado pela rádio Nova FM 101,1, em um especial de ano novo em homenagem à violeira.

Para o orientador Homéro Ferreira, o fato de o radiodocumentário ter sido repercutido em diferentes plataformas evidencia a qualidade do trabalho que foi entregue.

A BANCA

Composta pelas professoras Giselle Tomé e Maria Luiza Hoffmann, a banca parabenizou o discente e o orientador pelo produto apresentado, assim como pela qualidade da peça prática. Para Hoffmann, a narrativa foi muito bem construída e deixou um “gostinho de quero mais”.

Já Giselle, pontua que o trabalho mostrou duas histórias de superação, a da personalidade Helena Meirelles e a de Jeferson, que inicialmente planejava fazer um TCC com outro tema. Sobre o formato escolhido para a peça prática, a professora diz ter sido apropriado. “O radiodocumentário permite emocionar e o material realmente emociona, a história dela junto com a trilha sonora que também é dela provoca muitas sensações aos ouvintes.”

Aprovado com elogios, Jeferson diz que a sensação predominante é a de plena satisfação. “Foi um trabalho que me abriu vários horizontes e me proporcionou um certo conhecimento até sobre meu estado que antes era desconhecido”, finaliza.

AS DEFESAS CONTINUAM

Perdeu a primeira noite de defesas de TCC da Facopp? Calma que ainda tem mais! Não se preocupe caso não consiga acompanhar ao vivo, pois elas também ficarão salvas no Youtube! Confira alguns momentos da apresentação!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​