Temas históricos e projetos webjornalísticos são discutidos em Colóquio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

29/04/2019 às 22:28 – Atualizado em: 30/04/2019 às 16:34 
Larissa Biassoti e Larissa Oliveira

Amanda Rodrigues

Imagem Notícia

Alunos do 8 º termo de Jornalismo falam sobre aplicativo jornalístico digital, o Sem Pressão

A edição do 6º Colóquio Facopp começou a todo vapor nesta segunda-feira (29/04). As primeiras apresentações de Jornalismo ocorreram no Auditório Carvalho e foram discutidos cinco temas: livro-reportagem, webdocumentário, revista digital, podcast feminino e aplicativo jornalístico.

A organizadora do evento Fabiana Alves fala que apesar de ter tido queda no número de apresentadores, a quantidade de ouvintes aumentou. “A Publicidade estava com a sala cheia e isso mostra que apesar do aluno não participar diretamente, ele tem curiosidade de entender o mercado. A gente percebe que a pesquisa deixou de ser considerada chata e passa a ser dinâmica e com discussões”, pontua.

O primeiro trabalho apresentado da noite se iniciou com as discentes Bianca Pereira, Caroline Luz, Janaína Tavares e Sandra Prata do 7º termo, com A história do médico e pecuarista Gabriel Costa Neto por meio de um livro-reportagem.

A estudante Janaína Tavares conta que a ideia do livro surgiu depois do convite da professora Carolina Mancuzo para trabalhar sobre a história de seu avô Gabriel Costa Neto e a importância que ele teve para a sociedade. “Objetivo é mostrar como essa pessoa foi importante para Presidente Prudente. Ele não era só ginecologista, era também médico geral e acolhia muitas pessoas, um médico paternalista, além de ser pecuarista. Teve muita importância nessas áreas, ele queria trazer o melhor para cá”, afirma Tavares.  

Os estudantes Clara Dias, Ingrid Tomimitsu, Leticia Prieto, Matheus Honório, Pamela Wruck e Thaís Santos, do 8º termo, apresentaram o trabalho Fitas de História: A experiência da produção de um Webdocumentário. O objetivo do trabalho é identificar e analisar as etapas do processo de produção da notícia telejornalística no sistema analógico da TV Fronteira durante os anos de 1994 a 1997.

“A importância desse trabalho é compreender as modificações causadas pela transição do sistema analógico para o digital. O grupo percebeu que a influência da tecnologia foi direta no fazer jornalístico. Um exemplo claro foi à redução das equipes, de quatro profissionais para dois”, diz Matheus Honório.  

Fabiana Alves comenta que é fundamental os discentes apresentarem os projetos, principalmente os Trabalhos de Conclusão de Curso, antes mesmo de finalizado para ouvirem críticas contributivas. “Eu sempre vou defender a crítica dos pares, nós como jornalistas precisamos ouvir os outros, nem sempre estamos certos ou totalmente errados”.

Ainda de acordo com Fabiana, o Colóquio proporciona um momento de reflexão diante os trabalhos, já que é preciso ouvir, parar e pensar sobre os pontos que são apresentados pelas pessoas, o que a organizadora considera positivo, pois em muitos casos os estudantes “ficam cegos com a pesquisa” e não notam detalhes que poderiam melhorar nas produções.

Outro trabalho apresentado foi desenvolvido pelas discentes Brenda Oliveira, Isabelle Voltareli, Larissa Oliveira, Rayeni Emerich e Taylane Fernandes do 7º termo. Manas: Podcast jornalístico com foco no público feminino tem como objetivo mostrar como o podcast pode ser um meio de levar informações jornalísticas para o público feminino.

Fabiana comentou que essa edição foi capaz de mostrar a variedade de atuações jornalísticas. “Tivemos futuros profissionais falando sobre livro e histórias, mas também vimos estudantes antenados, criando aplicativos e podcasts. O colóquio deixa claro essas tendências, mostra  que tanto os discentes quanto os docentes da Facopp estão atualizados nas ondas da comunicação”, conclui. 

O último trabalho apresentado foi dos discentes Hellen Pereira, Hayani Gomes, Hingred Gomes, Rafael da Silva, Giovana Machado e Isabella Satiro, que apresentaram o trabalho Sem Pressão: Aplicativo jornalístico digital de conscientização para o público interno da Facopp.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​