Terceira live vai tratar sobre a situação do mercado de trabalho após a pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

30/03/2021 às 11h51
Jady Alves

Três convidados que atuam em segmentos diferentes vão contar suas experiências e o que esperam para o futuro (Foto: Reprodução do Instagram da Escola de Comunicação)

A rotina das aulas remotas muitas vezes pode ser cansativa, mas isso não é um problema na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. Além dos professores capacitados que inovam e usam diversas ferramentas, há realização de lives sobre temas atuais e convidados referências nos assuntos. 

Hoje, quarta-feira (31/03), acontece a terceira live do primeiro semestre de 2021. O tema do bate-papo será O futuro do trabalho e terá como convidados os jornalistas Aline Martins e Felipe da Cunha, e a psicóloga e pesquisadora Oriana White. 

Os profissionais compartilharão sobre suas rotinas e adaptações com o home office. Falarão sobre o comprometimento com as atividades, o cumprimento das jornadas de trabalho, as reuniões virtuais, a maneira de se comunicarem, além da reinvenção do trabalho depois da ruptura com a pandemia. 

“Já tive vários altos e baixos com a adaptação do home. Há um ano eu estava adorando tanto pela minha segurança e da minha família por não estarmos expostos as aglomerações, quanto por não ter que enfrentar mais os transportes públicos que aqui em São Paulo não é muito legal. Depois de uns meses comecei a não gostar mais do home, pois senti muita falta de estar e conversar com os colegas”, relata o jornalista e analista de recursos humanos, Felipe da Cunha. 

Aline Martins, que atualmente é chefe de redação do jornal O Imparcial, comenta que nos primeiros dias foi difícil. “Foram muitos erros buscando os acertos. Vontade de chorar mesmo. Muitas noites sem dormir. Trabalhando 14, 16 horas por dia. Até que as coisas vão se encaixando e, como nossa equipe teve muita união e parceria, foi tudo caminhando e dando certo”. 

“O home office é uma forma que foi encontrada para driblar essa pandemia e que vai ser incorporada ao longo do tempo. É um dos elementos dessa mudança social que vamos sofrer”, opina a psicóloga e pesquisadora Oriana White. 

NOVO NORMAL?

O isolamento social trouxe muitas vantagens, tais como ficar em casa sem correr risco de contrair o vírus, a proximidade com a família, proporcionou reflexões sobre situações que antes não entravam em pautas. Mas na questão do trabalho em casa, será que mesmo após tudo ter sido normalizado, os empregadores optarão por manter as atividades distância? 

“Acredito que o pós-pandemia será divido em duas etapas, sendo a primeira na área da saúde, claro. Quando todos estiverem 100% seguros em voltar ao normal, iremos enfrentar a segunda etapa que será a parte econômica. No caso da nossa empresa, o home office tem garantido uma boa economia com alugueis de salas comerciais, contas de consumo como água, luz, internet. Então acredito que o home irá continuar sim por um logo tempo ainda”, supõe Felipe. 

“A pandemia nos trouxe muitos ensinamentos, tanto na linha pessoal como profissional. Se alguém não aprendeu alguma coisa durante esse tempo, sinto muito. Acredito que muitas coisas continuarão em home office. É um novo estilo que proporciona muitos benefícios tanto para empresa quanto para o colaborador. Acredito que é uma tendência que fica em diversos segmentos”, aposta Aline. 

O mercado de trabalho deverá se reinventar após a pandemia e isso vai muito além de apenas estipular os dias em que os funcionários ficarão em casa, os horários, os protocolos, sobre as reuniões. Oriana pontua que, para que a reinvenção aconteça, é necessário que todos repensem juntos nas possibilidades. “Acho que estamos em uma época muito propicia para inventar uma nova forma de sociedade”. 

Não percam essa conversa. Os convidados estão empolgados e gratos pela troca de experiência que virá. O nosso compromisso está marcado para do dia 31/03, às 19h, no canal da TV Facopp Online no Youtube. Esperamos vocês. Até lá! 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​