Terceira mesa-redonda fala de “Comunicação 5.0: desafios e oportunidades”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ana Laura Rena, Rayane Pedroso e Sara Sant’ Anna Silva
25/04/2022 às 15h

Os convidados falam de suas experiências e respondem dúvidas dos alunos e demais presentes – Foto: Renan Augusto Mastroto

A terceira mesa-redonda organizada por alunos do 1º e 2º termos de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, supervisionada pela professora Giselle Tomé, abordou o tema Comunicação 5.0: desafios e oportunidades, e contou com a participação da jornalista e assessora de imprensa da Foregon, Maristela Coimbra, e com o CEO da Lista Mais e sócio da Cobmais, João Paulo Gonçalves. O bate-papo aconteceu na última quarta-feira (20/04), no Auditório Jacarandá, às 19h.

Responsável pela disciplina de Comunicação em Prática, Giselle Tomé afirma que com a pandemia houve a discussão de novas tecnologias, levando à inovação. Por isso, acredita ser importante destacar o funcionamento e a organização da atuação de profissionais da região perante essas mudanças, resultando no esclarecimento de dúvidas e no despertar de curiosidades para o desenvolvimento de novas habilidades.

Maria Eduarda Silvestre, aluna do 1º de Publicidade, enfatizou a importância da discussão para os alunos de comunicação que, mais cedo ou mais tarde, lidarão com as mudanças e inovações tecnológicas na área.

Jordane José Barbosa, também aluno do 1º termo de Publicidade, completa que a comunicação desde os tempos antigos desperta o interesse do ser humano. “A evolução nos apresentou algo inovador, algo que nos estimula a buscar mais conhecimentos”. A reflexão proporcionou ao aluno mais interesse sobre tal Comunicação 5.0.

Comunicação 5.0, o que é isso?

O convidado João Paulo define a Comunicação 5.0 como novas ferramentas, diferentes formas de utilizar a comunicação num ambiente digital e uma junção da comunicação tradicional com novos meios tecnológicos. Acredita que a especialização nesse meio e a discussão da temática são essenciais para a sociedade atual e, principalmente, para faculdades de comunicação. Como empresário, destaca que num negócio “a comunicação começa muito antes de vender algo para alguém”.

As mudanças que esses avanços tecnológicos oferecem já são bem perceptíveis atualmente e Maristela confirma tal fato, mas sem pânico, pois se trata de algo que está acontecendo naturalmente. “A pandemia acelerou o processo que já estava sendo construído, a Comunicação 5.0 já está aí e faz parte do nosso dia-a-dia, em uma TV por assinatura, nas ferramentas de trabalho que escalam negócios hoje”, explica a jornalista. É possível destacar também outros diversos locais, até mesmo a própria Escola de Comunicação que já adota o sistema de ensino híbrido, utilizando plataformas de vídeochamadas para a ocorrência de aulas remotas.

  • Maristela Coimbra – Foto: Renan Augusto Mastroto
  • João Paulo Gonçalves – Foto: Renan Augusto Mastroto

Este é o terceiro encontro realizado pela turma e todos são abertos ao público. Você pode ficar por dentro dos próximos temas no Instagram da disciplina @comunicacaoempratica e conferir nosso material aqui no site sobre os bate-papos anteriores.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​