Todo mês tem uma cor? Conheça a simbologia das cores na saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Allana Gomes  e  Jaqueline Félix, especial para Escola de Comunicação
17/06/2022 às 13h

Junho tem muitas campanhas humanitárias, porém a vermelha e a laranja são as mais conhecidas (Foto: Rádio Vida Nova FM)

Além de ajudar a identificar, contrastar e diferenciar, as cores estão presentes diariamente nas nossas vidas e constantemente invadindo nosso olhar. É comum darmos uma simbologia a cor, como usar amarelo no ano novo para trazer dinheiro, vermelho para amor, branco para paz e assim por diante. Realmente, as cores possuem significados atribuídos e arbitrários. 

“A cor tem uma característica: ela não tem o mesmo significado psicológico atribuído para todas as culturas. Por exemplo, o vermelho, aqui, tem uma simbologia, lá na China outra”, explica o designer e professor da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste Marcelo Mota.

“A cor é uma complexidade da natureza. A natureza nos empresta toda a sua variedade cromática as nossas significações”, conta Marcelo  (Foto: Cedida/Marcelo Mota)

Todos já ouvimos falar das campanhas coloridas, como Setembro Amarelo. Será que as cores e os meses estão relacionados? A resposta é sim! 

A representatividade das campanhas de saúde é uma convenção universal e, em alguns casos, liga o significado psicológico e físico da cor. O Outubro Rosa, por exemplo, está relacionado à feminilidade e o Novembro Azul à masculinidade.

O objetivo dessas cores é chamar atenção e conscientizar a importância de cuidar da saúde. Todos os meses possuem diversas cores. O mês de junho tem também várias cores, porém o maior destaque do período é o Junho Vermelho, dedicada à doação de sangue. 

Entre as várias campanhas desse mês estão o Junho Violeta, voltado para o combate à violência contra a pessoa idosa, e o Junho Amarelo para a conscientização contra hepatites virais. Porém, além da de Junho Vermelho, outra campanha conhecida é o Junho Laranja para conscientização da anemia e leucemia. Ambas as campanhas também podem atuar em conjunto, passando a chamar-se Junho Vermelho e Laranja, voltada para doação de sangue para tratamento de leucemia. 

Marco Aurélio Aparecido Lucio, secretário adjunto de Saúde da Prefeitura de Presidente Prudente, conta que apesar  das campanhas do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul serem as mais famosas, todos os meses têm muitas campanhas de conscientização. Elas foram inspiradas em organizações governamentais, clínicas, hospitais e outros estabelecimentos que já usavam essa estratégia de associar cores a problemas da saúde para chamar a atenção do público. “Os resultados são positivos, pois elas nos ajudam a atingir os indicadores de saúde e também porque envolvemos toda a rede municipal”, relata o Lucio.

Como posso apoiar as campanhas?

As campanhas são divulgadas nas redes sociais, no site das prefeituras, emissoras de TV e rádio e todos podem ajudar a compartilhar ou apoiar a campanha.

Quer conhecer um pouco mais? Clique aqui e confira mais alguns exemplos de campanhas que ocorreram durante o ano.

Como faço para doar sangue?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são diagnosticados cerca de 5.920 novos casos de leucemia linfóide aguda por ano entre os homens, entre as mulheres esse número é de 4.890. É uma estimativa de 5,67 novos casos a cada 100 mil homens e 4,56 novos casos a cada 100 mil mulheres. Por esse motivo, a doação de sangue tem que ser cada vez mais presente na vida das pessoas.

Aqui em Presidente Prudente, quem quer contribuir, deve ir Hospital Regional de Presidente Prudente das 7h às 17h e apresentar um documento de identificação (RG). Para poder doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, ser saudável e estar descansado. Ficou com dúvida? Acesse o site do Hospital Regional para mais informações.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​