Top of Mind chega a 10ª edição mobilizando alunos, empresários e a comunidade

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30/05/2018 às 08:59 – Atualizado em: 30/05/2018 às 09:39 
Nayene Furmigare e Rafael Barbosa, especial para o Portal Facopp

Marlene Reverte/Arquivo Facopp

Além das etapas de pesquisa e análise de dados, evento envolve estudantes de Jornalismo na cobertura da premiação

Hoje é dia de Top of Mind! O evento da Facopp que se tornou tradição em Presidente Prudente chega a sua 10ª edição em uma cerimônia que premia as marcas que conseguem conquistar o imaginário dos consumidores. Para essa noite tão aguardada, alunos e organizadores já se mobilizam desde março.
 
Uma das características do evento é a movimentação de estudantes, professores, coordenadores, empresários e a população prudentina. Existe todo cuidado no trabalho de planejamento, divulgação e execução que se reflete em credibilidade e importância para comunidade. Além de projetar a Facopp, inserir os alunos a prática de pesquisa e difundir a importância da comunicação, o evento acirra a concorrência entre os empreendedores e influenciam no relacionamento desses com o consumidor.
 
Segundo a coordenadora do curso de Jornalismo, Carolina Costa Mancuzo, a premiação traz muita visibilidade às marcas. “Para nós da Facopp, isso foi uma maneira da gente mostrar para os empresários que se você não investe em comunicação, você não tem resultados, as pessoas não se lembram de você”.
 
A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
O Top of Mind não seria possível se não fosse o empenho dos alunos da Facopp na aplicação dos questionários, etapa fundamental do evento. Segundo Noel Oliver, aluno do 4º termo de Publicidade e Propaganda, que atuou como uns dos líderes da aplicação, inscreveram-se de 100 a 105 pessoas para esta edição. Deste número, cerca de 90 alunos efetivamente participaram, entre aplicadores e monitores.
 
Um grande diferencial desta edição em relação às anteriores foi um aumento na adesão dos alunos, com destaque para os calouros. Estudantes do primeiro e segundo termo formaram a maioria da equipe.  
 
Os alunos inscritos receberam um treinamento antes de aplicarem a pesquisa de mercado, teve que atender a uma metodologia específica. Este ano não houve nenhuma mudança em relação à forma de aplicação do ano passado. Durante o trabalho, os alunos dividem-se em grupos que se espalham pelos bairros da cidade. Cada grupo de aplicadores é coordenado por um aluno monitor.
 
Participar do evento não significa apenas ganhar 40 horas em atividades complementares, mas também contribuir para a formação, em especial aos alunos de Publicidade dos primeiros termos. “Esses alunos tiveram já no primeiro ano uma experiência na prática sobre tudo aquilo que eles vão ver depois na teoria, já vivenciaram o que vão aprender”, diz a professora e uma das organizadoras do evento, Gabrielle Gomes dos Santos.
 
A EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAR 
Os alunos Lucas Alves, do 4º termo de Publicidade e Natália Cristine de Souza, do 1º termo de Jornalismo, que participaram da aplicação da pesquisa de mercado, contam um pouco da experiência que tiveram. Natália fala que uma das maiores dificuldades foi a timidez e insegurança em relação ao modo das pessoas reagirem ao questionário.
 
“O que eu achei mais difícil foi estar em um lugar diferente, que eu não conhecia e eu não sabia o que esperar das pessoas”, conta Nathália. Ela acrescenta ainda que depois que foi pegando jeito foi ficando mais fácil aplicar e ela foi conseguindo lhe dar com o público.
 
Lucas que trabalhou como monitor, não nega a vantagem das horas proporcionadas, mas pontua ainda uma série de benefícios que a experiência lhe trouxe, como a responsabilidade e o desenvolvimento do espírito de liderança e a oportunidade como aluno de publicidade de compreender o comportamento do consumidor e o funcionamento de uma pesquisa de mercado. “A experiência que eu tiro com tudo isso é que quando se trabalha em uma equipe que se dá bem, conseguimos fazer um ótimo trabalho”, afirma Lucas.
 
REPERCUSSÃO
A esta altura, na 10ª edição, o Top of Mind Facopp se consolidou como uma tradição entre os empresários e empreendedores de reconhecida credibilidade. Todos querem ser considerados a marca mais lembrada. “A gente vê o quanto eles levam a sério esse prêmio, eles comemoram mesmo, colocam em outdoors, usam isso como ferramenta de marketing”, fala Gabrielle sobre o impacto da premiação entre os concorrentes.
 
CATEGORIAS
Nesta edição serão 39 categorias prestigiadas com a premiação. Dentre elas estão: academia, escola, farmácia, hotel, posto de combustível, supermercado, concessionária de carros dentre outras. Uma novidade em relação ao ano passado é a retirada da categoria de TV. Nenhuma outra foi acrescentada. Logo ao final do texto, você pode conferir listadas as 39 categorias concorrentes.
 
ANÁLISE DE DADOS
Realizada a pesquisa de campo, a próxima etapa realizada foi a tabulação, que começou no dia 12 de abril, quando os dados coletados foram analisados de modo a se apontar os vencedores. Este trabalho envolve mais uma vez a participação dos alunos, no caso os monitores.
 
PREMIAÇÃO
Somente depois de tudo isso é que o prêmio pode ser entregue. E o dia é hoje, 30 de maio! Às 20 horas, no Teatro César Cava, no campus I da Unoeste, finalmente acontecerá o anúncio dos vencedores e entrega dos prêmios em uma grande festa.
 
A cerimônia de premiação da décima edição trará algumas novidades, como prêmios extras destinados a empresas que ganharam dez vezes consecutivas. “Vai ser o décimo, então vai ser uma festa assim especial, bem bonita e diferenciada”, garante Gabrielle.
 
Todos estão convidados a participarem da cerimônia.
 
LISTA DE CATEGORIAS

  1. ÁGUA MINERAL
  2. AGÊNCIA DE TURISMO
  3. ACADEMIA DE GINÁSTICA
  4. LOJA DE CARRO
  5. MULTIMARCA (GARAGEM DE CARROS)?
  6. CONCESSIONÁRIA DE CARROS
  7. BAR
  8. PIZZARIA
  9. RESTAURANTE JAPONÊS
  10. CHURRASCARIA
  11. COLÉGIO PARTICULAR
  12. ESCOLA INFANTIL
  13. ESCOLA DE LÍNGUAS
  14. INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
  15. DROGARIA
  16. FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
  17. HIPERMERCADO
  18. SUPERMERCADO
  19. JOALHERIA OU RELOJOARIA
  20. HOTEL
  21. MOTEL
  22. PADARIA OU PANIFICADORA
  23. BUFFET INFANTIL
  24. LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
  25. IMOBILIÁRIA
  26. LOJA DE TINTAS
  27. ÓTICA
  28.  POSTO DE COMBUSTÍVEL
  29.  CONCESSIONÁRIA DE MOTOS
  30. REVISTA PRUDENTINA
  31. RÁDIO FM
  32. SORVETERIA
  33.  HAMBURGUERIA
  34. CASA DE CARNES/AÇOUGUE
  35. CAFETERIA
  36. CLÍNICA VETERINÁRIA/PET SHOP
  37. HOSPITAL
  38. LOJA DE BRINQUEDOS
  39. COLUNISTA SOCIAL
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