TCC traz temas femininos em formato de podcast

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

13/12/2019 às 21:35
Daniel Alvarez, Daniela Silva e Ramon Diniz

Graduandas afirmam que irão dar continuidade ao produto mesmo depois de formadas (Foto: Okubo)

Em busca de um produto jornalístico alternativo e que falasse diretamente com as mulheres da região, as alunas Taylane Fernandes, Larissa dos Santos Oliveira, Isabelle Cristhina Voltareli e Rayeni Blandt Emerich defenderam na noite de ontem (12/12) o trabalho “Manas: podcast jornalístico com foco no público feminino”, sob orientação do professor Roberto Mancuzo. Como presidente e membro da banca estavam, respectivamente, os professores Homero Ferreira e Carolina Costa Mancuzo.

Sendo pensado inicialmente como um blog, a peça prática passou por uma mudança de formato após sugestão da docente Carolina Mancuzo. Após uma conversa com as integrantes do grupo, foi decidido que o podcast seria o produto ideal para que o objetivo imposto fosse alcançado: tratar de assuntos do universo feminino com total liberdade e criar credibilidade para fazer a diferença. Com isso, o trabalho possui o título de primeiro projeto em forma de podcast idealizado na Facopp.

Eram cinco as etapas seguidas pelas meninas para o desenvolvimento dos podcasts. Produção, gravação, edição, hospedagem e divulgação, cada uma delas teve a oportunidade de comandar e apresentar um programa, isso porque eram feitos rodízios para que todas passassem pelas funções.

Os assuntos abordados nos programas foram: Assédio Moral, Empreendedorismo, Relacionamento Abusivo, Feminismo, Literatura, Comunicação, Autoaceitação, Coletivos Prudentinos, Mulheres que não querem ser mães, Virgindade e Transexualidade. O que resultou em 7 horas 16 minutos e 48 segundos, divididos em quatro pilotos e sete episódios.

Taylane relata que a interação por parte do público foi bem positiva e constata que o episódio que teve mais ouvintes foi o que tratou de Autoaceitação. “Era um assunto que estava em alta, então eu acho que o pessoal procurava mais a respeito e o nosso podcast aparecia”, conclui.

ENFIM, APROVADAS

Após as considerações da banca e um momento de muita emoção e suspense, o anúncio de aprovação das alunas foi realizado sob muitos aplausos. Para a aluna Rayeni Emerich, ouvir os vários elogios dos docentes sobre o trabalho foi gratificante. “Produzimos o Manas com a expectativa dele ser apenas um trabalho acadêmico, então não esperávamos que ele crescesse da maneira como ocorreu. Hoje, ouvindo todos esse elogios, a sensação é maravilhosa. É a certeza de ter alcançado mais do que projetamos”, conta.

O orientador do trabalho, Roberto Mancuzo, não poupou elogios para a dedicação e esforço das alunas. “Foi um ano e meio de muito estudo, pesquisa e produção. Tudo isso foi recompensado nesta noite. Os elogios são muito merecidos!”. Além disso, o docente pauta a importância do jornalismo alternativo na sociedade contemporânea: “Chegou um momento em que nós não aceitamos mais os produtos do jornalismo enlatados. A nossa sede atual é de ter mais oportunidades e receber mais informações diferentes, algo que esta vertente alternativa pode nos proporcionar”.

Dentre os vários convidados presentes, estava a dona de casa Maria Sônia de Lima, que prestigiava o trabalho da filha Taylane. Maria conta que acompanhou o desenvolvimento do trabalho de perto, além de ter visto a filha passar várias noites em claro para que pudesse completar certas etapas. “Como mãe, foi muito difícil ver ela passar por isso em alguns momentos. Mas agora o sentimento é de felicidade, pois é uma coisa que ela queria demais e está conseguindo depois de muito esforço e dedicação”, finaliza.

Se você quer acompanhar de perto esse trabalho e ficar por dentro da temática abordada pelas alunas, acesse o perfil do Manas nas plataformas digitais Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Spreaker ou na central de podcasts do Portal Facopp.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.