Troquei incentiva o consumo consciente na Unoeste

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

30/11/2018 às 14:12 – Atualizado em: 10/12/2018 às 17:53 
Heloisa Lupatini

Matheus Rodolpho

Quem não gosta de dar uma renovada no guarda-roupa que atire a primeira pedra! No intuito de estimular o consumo consciente surgiu o Troquei. O evento está em sua segunda edição e surgiu como uma parceria da Facopp e da Fepp (Faculdade de Engenharia de Presidente Prudente).
 
Neste ano a iniciativa foi realizada no dia 23 de novembro, no salão Torre de Cristal, no Campus II da Unoeste. Essa nova forma de consumir tem como base buscar alternativas para produtos e serviços mais ecologicamente corretos, economizar os recursos da natureza, reciclar os materiais e utilizar as coisas até o fim da sua vida útil.
 
O projeto ocorreu em partes. Na primeira fase quem possuía roupas em bom estado que não estavam sendo utilizadas poderia levar essas peças, que passaram por uma triagem e geraram fichas que representavam dinheiro. As fichas foram trocadas por peças de roupas, sapatos e acessórios.
 
A ideia do evento é ter como base a economia corporativa, prática de compartilhar e trocar bens e serviços tem se tornado cada vez mais comum, devido à preocupação ambiental e financeira da sociedade, reflexo do aumento tecnológico.
 
A professora e orientadora da iniciativa Mariangela Fazano fala que a expectativa do evento foi cumprida, já que em torno de mil peças foram trocadas. “O objetivo do troquei é fomentar o consumo consciente, e temos a pretensão de disseminar a ideia de que as pessoas devem se preocupar mais com o que elas são, do que com o que elas consomem”.
 
Mariangela ainda comenta que atualmente a sociedade tem como prioridade o consumo. “A importância é mostrar para esses sujeitos que é possível consumir de uma outra forma, não necessário a todo momento estar consumindo peças de roupa comprando com dinheiro” , acrescenta.
 
O evento contou com a ajuda de monitores que estavam no local para ajudar as pessoas no momento da troca e organizar as peças.  Ana Paula Caciano é estudante do 4º termo de Engenharia Ambiental e Sanitária e além de participar da ação como monitora, aproveitou para levar algumas roupas.
 
“Eu não tenho costume de participar desses eventos e foi muito divertido, pois nós tiramos as coisas do nosso guarda-roupa e trocamos por novas, e isso diminui o consumo em shoppings, lojas e economizamos também”, conta a aluna. Ana acrescenta que gosta de lidar com pessoas e que é muito satisfatório ver a adesão dos participantes.
 
 A aluna do 5º termo de Arquitetura e  Urbanismo Thais Góes estava no evento fala que essa troca é muito interessante. “Às vezes uma peça que não é tão legal para mim, para outra pessoa é muito interessante. Eu troquei algumas roupas, sempre vou a brechós e eventos como esse que estimulam o consumo consciente.”, comenta Thais.
 
Troquei é uma iniciativa que envolve os cursos da Facopp, da Fepp e Estética da Unoeste.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​