TV Facopp cobre projeto realizado pelo grupo Unobee

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

03/10/2019 às 14:58
Daniela Silva e Luana Souza

Estudantes tiveram que se equipar para a gravação de imagens no apiário (Foto: Vinícius Coimbra)

As abelhas são fundamentais para o funcionamento do ecossistema do planeta, mas devido a desinformação, acabam se tornando um inconveniente para o público. A espécie, que está ameaçada de extinção, andou incomodando algumas pessoas que passam pelos quiosques do Campus II da Unoeste. Pensando nisso, o grupo de pesquisas Unobee deu início a uma iniciativa para preservar e afastar os insetos das pessoas que frequentam o local.

O assunto chegou até a TV Facopp por meio do estagiário Matheus Santiago, do 4º termo de Jornalismo, que ao observar cartazes colados nos corredores da universidade sobre o projeto, identificou que ali poderia surgir uma pauta. Então, o aluno levou o assunto para seus supervisores em uma reunião e logo teve a ideia aprovada.

Uma das responsáveis pelo laboratório de TV, professora Thaisa Sallum Bacco, conta qual foi o critério para a aprovação. “Aprovei a pauta primeiro pelo interesse público, pois era um tema que estava relacionado à comunidade acadêmica e envolvia todos os setores, e segundo pela percepção que tiveram de verificar algo diferente dentro do próprio campus”.

Como estratégia para solucionar o problema, o grupo Unobee posicionou bebedouros com água e açúcar afim de atrair os insetos para longe do trânsito de pessoas. Vinícius Coimbra, também estagiário da TV e graduando do 4º termo de Jornalismo, ficou responsável pela produção e reportagem e conta que pôde ver de perto todo o trabalho realizado. “Fui apurar e alguns integrantes do projeto me mostraram os bebedouros implantados aqui em volta do campus. Mostraram que graças a eles, as abelhas pararam de transitar entre o pessoal que frequenta os quiosques”.

Segundo Matheus, o entusiasmo dos alunos que participam do projeto em expor a ação foi um fator que ajudou na gravação da reportagem. O estudante explica que durante o desenvolvimento da matéria entrou em contato com a professora responsável pelo projeto, Ana Paula Nunes Zago Oliveira, que se animou ao descobrir a possibilidade de divulgação no canal da TV Facopp Online.

Por outro lado, a gravação que foi feita em grande parte dentro do apiário, se tornou uma dificuldade para os estagiários, que se equiparam com roupas apropriadas para realizar as filmagens. “Tivemos certo receio de entrar no meio de milhares de abelhas para gravar uma passagem, como nunca tínhamos feito isso, não foi fácil”, relata Vinícius.

O propósito principal da matéria foi justamente a divulgação para conscientizar mais pessoas a entenderem o papel das abelhas para o meio ambiente. Para Vinícius e Matheus o intuito do trabalho foi alcançado e a sensação é de dever cumprido. O resultado de todo esse esforço pode ser conferido no vídeo logo abaixo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​