TV Facopp finaliza migração de vídeos para canal do Youtube

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

14/02/2020 às 10:55
Daniel Alvarez

Atualmente o canal conta com mais de 2.400 vídeos, dentre eles trabalhos de estagiários e alunos, palestras, eventos, entre outros (Foto: Captura de Tela)

Como forma de iniciar as comemorações dos 25 anos da Facopp, o Laboratório de TV finalizou a migração de arquivos audiovisuais para o canal do Youtube. O processo de passagem dos conteúdos para a nova plataforma contou com a participação da supervisora Thaisa Sallum Bacco, dos funcionários Ana Carolina Nezi e Carlos Shirosawa e dos estagiários Matheus Santiago e Vinícius Coimbra.

Thaisa explica que inicialmente o canal no Youtube surgiu apenas para postagem de vídeos específicos, mas que a adesão da plataforma por parte dos usuários fez com que ele se tornasse o meio principal. Foi necessário então transferir todo o conteúdo que já existia no site antigo para o novo local. “A gente decidiu fazer a migração para que essa história da Facopp não fosse perdida. Já é uma decisão de mais de um ano e envolveu várias pessoas”.

No processo foram utilizados documentos salvos em DVDs, fitas mini DV e fitas de videocassete arquivadas no atendimento ou no próprio Laboratório de TV. Segundo Matheus, a preferência foi dada para as versões físicas dos audiovisuais devido à queda de qualidade que aconteceria caso baixassem diretamente do site antigo. Mas mesmo sem ter baixado o conteúdo pela plataforma, ela foi imprescindível na colheita de informações.

“Apesar de não termos utilizado o site antigo para baixar os vídeos, foi lá que nós pegamos os títulos, descrições e datas de cada um deles. Foi necessária uma revisão gramatical, já que palavras acentuadas apresentavam problemas de exibição”, explica Santiago.

FASES

Dividida em três etapas, a migração dos conteúdos foi feita durante o período de férias de 2018, 2019 e 2020. A primeira etapa foi focada nos documentários e depois nos vídeos em geral, como cobertura de eventos, palestras, produções de estagiários e alunos, entre outros. A ordem de transferência foi feita de acordo com a demanda e, no total, foram mais de 1.400 arquivos restaurados dentre os mais de 2.400 que totalizam o canal.

Vinícius diz ter achado a mudança necessária, já que serviu como uma forma de adequação às novas plataformas. O estagiário explica que conforme o tempo passa surge a necessidade de se atualizar, por isso a importância da migração para o Youtube, que é uma plataforma mundialmente utilizada atualmente.

Matheus concorda com o colega de estágio e afirma ter se empolgado com a possibilidade de presenciar a evolução do laboratório por meio dos vídeos. “É legal termos essa recordação, pois eu mesmo, daqui uns 10 anos, entrarei no canal da TV Facopp para ver como eu era nos tempos de faculdade”, conclui.

DESTAQUES

Durante o processo de migração, os responsáveis pelo trabalho puderam ver diversos vídeos antigos e alguns chamaram a atenção deles. Para Vinícius, os destaques foram os comerciais produzidos pelos facoppianos, que, segundo ele, eram muito criativos. Já para Matheus, o destaque ficou para o vídeo que mostra a montagem do estúdio de TV, que exibe os primórdios da Facopp com equipamentos que hoje já nem são mais utilizados.

Já para Carlos, formado em 2010 pela Facopp, destacam-se os vídeos de seu TCC, o Foco Jovem. Parte importante na migração, ele explica que o Youtube permite uma facilidade maior na divulgação dos vídeos. “A mudança da plataforma antiga para a nova é importante porque ela faz um resgate histórico da Facopp e traz para os dias atuais aquilo que foi feito durante os 25 anos da faculdade”.

Até mesmo ex-facoppianos já estão por dentro da transferência. Nos últimos dias, Thaisa conta ter recebido diversas mensagens de ex-alunos que encontraram vídeos de trabalhos feitos no período de faculdade e que com saudade reviveram momentos.

E para você, entre tantos vídeos, o que se destaca? Não sabe ainda? Então dá uma passada no canal TV Facopp Online e veja todos os arquivos recuperados. Quem sabe em uma de suas buscas você não encontra aquele seu amigo que se formou na Facopp há alguns anos e mostra o vídeo para ele.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.