Última palestra da Digitalk mostra o uso das novas tecnologias na comunicação

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10/10/2020 às 10:30
Daniel Alvarez

Rodrigo Stephani mostrou aos ouvintes a maneira em que as novas tecnologias interferem na comunicação (Foto: Captura de Tela)

Nessa sexta-feira (09/10), Rodrigo Stephani foi o encarregado de fechar a última noite de apresentações da Digitalk – Semana de Comunicação 25 anos Facopp. Formado na primeira turma de Publicidade e Propaganda da Unoeste, em 1998, o convidado fechou o evento com chave de ouro com sua palestra sobre o poder das novas tecnologias na comunicação.

Ao iniciar a palestra, o ex-facoppiano mostrou um pouco de seu trajeto. Logo ao se formar, ele relata que foi atrás de uma especialização, pois na época não haviam tantas possibilidades de atuação na área, então decidiu ingressar na Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM). Enquanto ele se especializava, a internet se populariza e nela o palestrante conta que enxergou uma janela para novos campos profissionais.

Ao perceber as novas possibilidades que surgiriam a partir da ferramenta, Rodrigo resolve iniciar um mestrado em Ciência da Computação, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “O mestrado marcou o início da minha carreira profissional e acadêmica. Ao concluir, como produto da minha dissertação, eu publiquei o livro Propaganda Digital, em 2003.”

Seu projeto mais recente é o Publicidade Conectiva, grupo de pesquisa no qual discutem as interfaces da comunicação publicitária com a tecnologia e o novo campo de trabalho.

Sobre as mudanças no campo da comunicação trazidas pelas novas tecnologia, Rodrigo comenta que são inúmeras, mas que decidiu focar em três principais: as interfaces comunicacionais, a estrutura de mercado e os investimentos e recursos da comunicação.

Para exemplificar as alterações, Rodrigo utilizou a mudança que ocorreu na forma em que pedimos o serviço de taxi, antes acenando ou telefonando, hoje por meio de aplicativos. “Obviamente mudou a interface, mas isso significa que também se alterou a relação que temos com o tempo e como isso interfere nas nossas práticas de consumo.”

Com essa modificação da maneira em que o público consome também se fez necessária a adequação da área comunicacional. Sendo assim, o palestrante explica que surgiram novas formas de produção, como é o caso do branded content, baseado em gerar experiências aos consumidores.

“O consumo deixa de ser objetificado pela aquisição específica do bem e passa a adquirir cada vez mais valores simbólicos, isso exige uma comunicação mais ética, humana, inclusiva e responsável”, explica.

EVOLUÇÃO CONTÍNUA

Se a internet foi uma janela de possibilidades na época em que se especializava, Rodrigo diz que atualmente a tecnologia oferece ainda mais oportunidades. “Hoje podemos trabalhar com inteligência artificial aplicada a planejamento estratégico, com interfaces de ambientes hipermídia, com chatboots, com arquitetura de dados nos relatórios de mídia e mensuração de dados. É um universo que se abre dentro das nossas competências profissionais.”

Questionado por Maria Fernanda Tenório, discente do 2º termo de Publicidade e Propaganda, sobre as evoluções do mercado publicitário na pandemia, o convidado explica que esse momento trouxe uma consciência mais profissionalizada diante das necessidades de mercado. Segundo Rodrigo, a publicidade não ajuda apenas a melhorar a imagem e informar o consumidor, mas ela pode promover um ambiente de marketing e performance fabulosa, e a pandemia fez com que as pessoas entendessem isso.

Com a dúvida esclarecida, Maria comenta que apesar do tema parecer complexo, ele foi bem explicado o que permitiu o compreendimento por parte dos ouvintes. “Pela forma como foi descrito nos slides e falado pelo próprio Rodrigo, que entende muito sobre o tema, deu para ter uma ideia do quão interessante e ativo é o uso do assunto combinado das matérias da faculdade na vida profissional.”

PARTICIPAÇÃO ELOGIADA

Feliz com a interação dos ouvintes, o convidado elogia as perguntas feitas, que, segundo o publicitário, foram todas pertinentes ao tema. “Pela forma que eles questionaram, percebi que eles compreenderam minha mensagem e também demonstraram um conhecimento importante sobre as novas tecnologias.”

Por fim, para quem deseja saber mais do assunto, Rodrigo deixa seu Instagram e o site do grupo de pesquisas do qual é membro. Disponibiliza também o link para compra da sua obra mais recente “Criação Publicitária – Desafios no Ensino”.

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