Última turma da grande antiga de Jornalismo defende projetos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

19/05/2017 às 09:00 – Atualizado em: 19/05/2017 às 10:43 
Bruna Leite e Sandra Prata

Larissa Oliveira

Imagem Notícia
As defesas públicas dos TCCs em Jornalismo acontecerão entre os dias 12 e 14 de junho

Os alunos do 8º termo de Jornalismo, última turma da grade antiga, estiveram presentes junto com seus orientadores para ouvir os apontamentos e possíveis correções feitas pelas bancas de qualificação nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) entre os dias 15 a 17 de maio. A etapa antecede a banca de defesa na qual os estudantes apresentam seus trabalhos para o público, que acontecerá nos dias 12,13 e 15 de junho, no Auditório Carvalho.

Segundo a professora supervisora de TCC, Fernanda Alves, a qualificação é o momento de troca de experiências em que os professores corrigem os trabalhos e dão sugestões de melhorias. “O objetivo é melhorar o trabalho, fazer com que cheguem à banca de defesa perfeitos. A importância desta banca é colocá-los no rumo certo”.

Avaliações

Os alunos que deram início a fase de qualificação foram Bianca Pereira, Daniela Ferretti, Gabriel Buosi, Leonardo Jacomini, Marlene Reverte e Pedro Costa, com o trabalho “Reformulação de um informativo paroquial”, orientado pela professora Fabiana Alves. Segundo Bianca, a ideia de transformar o informativo da Paróquia Santa Bibiana, do município de Martinópolis – SP. O periódico divulga informações da comunidade católica da cidade e a surgiu pelo fato da aluna frequentar a igreja. “Era muito poluído visualmente, cores que não se casam. Na reformulação a gente propôs a produção de fotos próprias e a escrever textos de caráter jornalístico ao invés de pegar da internet”.

O segundo grupo da noite era composto pelos estudantes: Edivan José dos Santos, Karina Fonseca, Maiara dos Santos, Yvo Hiroyuki, Zenilda Cândida da Silva, orientandos do professor Homéro Ferreira. A equipe tem como tema “Desenvolvimento de uma assessoria de imprensa para terceiro setor”. A futura jornalista Karina avaliou a passagem do grupo pela banca de forma positiva. “Passar pela qualificação é um pouco tenso antes de começar, porque a gente fica pensando se o trabalho vai ser aceito ou não, dá uma ansiedade, mas foi tudo muito tranquilo, pois a Carol nos mostrou todos os detalhes que podem ser melhorados e também falou sobre o que já está bom”, conta.

Já a aluna Luma Holanda, também orientanda do professor Homéro Ferreira, passou pela banca com o trabalho intitulado “Proposta de produção de programas para a Rádio Facopp sobre personalidades da história do Oeste Paulista”. A banca contava com os docentes Rogério do Amaral e Gabriela Correia.

Os estudantes Carolina Stabile, Lucas Araújo, Marcos Henrique dos Santos e Vinícius Gutierres, desenvolveram a pesquisa denominada “A otimização da comunicação interna a partir da criação de um website para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente”, com orientação do professor Roberto Mancuzo. De acordo com Marcos, o conteúdo produzido até então foi elogiado pela banca presente, que era composta por Homéro Ferreira e Thaisa Bacco. “Foi muito tranquilo, os professores enalteceram a qualidade do conteúdo que nós desenvolvemos no caso os históricos, a cobertura da Semana Santa etc, e fizeram também sugestões em relação á estrutura do site, visando algo ainda melhor”, disse.

Sorrayla Duda Attar, Wesley Murici, Rafaela Garbal e Weverson Nascimento são os integrantes que produziram o trabalho “O videodocumentário como registro dos 30 anos de trabalho do Lumen et Fides no tratamento de pessoas limitadas”, com a orientação de Thaisa Bacco. Estiveram na composição da banca os professores Homéro e Tchiago Inague.

Os alunos Amanda Faustino, Andrei Franco, Camila Rocha e Fernanda Lupion estiveram preparados para ouvir o posicionamento dos professores Fabiana Alves e Rubens Cardia, sobre a pesquisa denominada “Eu não sou da rua: o registro em texto e fotografia de moradores de rua de Presidente Prudente”.

E os últimos a passar pela qualificação foram Andress Mattos, Helissa Santos, Nataly Gandolfi e Stéfani Teixeira, tendo como tema “Foca&Foodie: jornalismo gastronômico como conteúdo digital”, orientandos do professor Thiago Ferri. A banca contava com a presença de Gabriela Correia e Tchiago Inague. Para Andress, o desenvolvimento do trabalho foi algo tranquilo por conta da afinidade do grupo com o tema e a plataforma escolhida. “Entendemos que atualmente a internet é um dos meios mais abrangentes que existem, então nós optamos por criar um site”.

Com a finalização das bancas de qualificação, agora os grupos devem fazer as correções e ajustes finais nos trabalhos, para que possam se apresentados nas bancas de defesa, que acontecem a partir de 12/06.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.