Último dia de ExPP apresenta trabalhos voltados ao mercado de trabalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

18/12/2018 às 11:11 – Atualizado em: 18/12/2018 às 12:43 
Heloisa Lupatini

Pedro Rotta

 Na quarta-feira (12/12) ocorreu o segundo dia de apresentações da primeira edição do EX-PP. Neste momento as temáticas dos trabalhos eram focadas em questões mercadológicas.
 
Também estavam presentes no evento vários profissionais da área que foram convidados a comentar os projetos apresentados. “É importante para fazermos uma rede de contatos, nós mostrarmos o que temos trabalhado dentro da faculdade e a contribuição deles para os trabalhos apresentados”, comenta Larissa Crepaldi Trindade, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda.
 
No último dia de evento também ocorreu a premiação dos três melhores trabalhos e do Selo de Recomendação Facopp. A coordenadora conta que os critérios para escolha do ganhador do selo foram desde a orientação, passando pelo desenvolvimento, apresentação e um resultado final impecável. Já para a premiação foi considerado a inovação, a apresentação, as orientações e a banca de qualificação.
 
Premiação
Ao final das apresentações os professores da Facopp se reuniram e definiram o que os premiados seriam:
1º Lugar- Startup: Aplicativo Enjoy
2º Lugar – A construção da imagem de uma marca: a função dos arquétipos no relacionamento das empresas com seus consumidores
3º Lugar- Plano de Comunicação para a marca Campo Belo Resort
 
A aluna Luana Fernanda, uma das responsáveis pelo aplicativo Enjoy, conta emocionada que não esperava ganhar o primeiro lugar. “Eu estava toda hora brincando que ia ganhar e depois que saiu o primeiro e o terceiro eu achei que não iria ganhar do trabalho da Isabela e da Rayana. É uma sensação incrível”, conta a premiada.
 
Já o Selo de Recomendação Facopp ficou um as alunas Isabela Voss e Rayana Cabrera pelo projeto Construção de Portfólio de Criação a partir da marca Imprudente Cervejaria. 
 
Para Rayana, a maior dificuldade do trabalho foi finalizar as peças. “É fácil ter um conceito, mas é difícil passar para o papel. Uma das nossas maiores dificuldades foi conseguir concluir, além de organizar tudo para a apresentação”. Ela ainda acrescenta que está muito feliz e que não imaginava receber o selo.
 
Trabalhos
 
O primeiro grupo a se apresentar foi o das alunas Adryla Raiza, Bianca Dassie, Bruna Caravina, Carolyne Souza, Grasiele Guilherme e Tawana Toledo, que passaram por uma banca de qualificação composta pelos professores Priscila Guidini de Oliveira, Alexandre Lucas Bavaresco Macedo e Fábio Rabelo. No projeto as alunas desenvolveram um Projeto Experimental de Publicidade e Propaganda da marca KNN Idiomas.
 
No projeto as alunas buscaram solucionar problemas apontados pelo cliente, para isso realizaram estudos sobre a escola de idiomas e sobre seu público alvo, só então apontaram soluções para o franqueado de Presidente Prudente. Sobre o trabalho Vanderson Fabri, franqueado do McDonald’s, comentou que gostou muito da proposta das alunas para o ambiente digital.
 
“A parte que nós achamos mais difícil foi eles serem uma franquia, por isso pudemos mexer em poucas coisas, só tivemos a possibilidade de trabalhar com promoções, mas sempre que nós precisamos eles nos ajudaram“, conta Tawana Toledo.
 
Os alunos Gabriel Lanza, João Victor Oliveira, Lucas Lourençon e João Victor Campos foram avaliados na banca de qualificação pelos professores Renato Pandur Maria, Matheus Monteiro de Lima e Haroldo de Oliveira Felipe. O trabalho dos discentes era um comercial publicitário para a rádio 101 FM, intitulado de “Sentimentos”. Os alunos contaram com a ajuda de professores, amigos e familiares durante as gravações do conteúdo audiovisual. Antônio Haiher, proprietário da Set Produções, comentou que visto o equipamento que os alunos possuíam o resultado final ficou de excelente qualidade.
 
Lucas conta que aprendeu muito durante o trabalho. “Independe de ter reclamado muito durante o processo o trabalho me mostrou exatamente como vai ser trabalhar em uma agência ou em outro lugar do mercado. Não tem como você começar a criação sem passar por todas as áreas, me mostrou que a criação não vem sozinha, é um caminho muito longo”, conta o estudante.
 
Carolline Klem, Henrique Bretz e Lucas Martins fizeram a criação de um portfólio para a marca Cone da Vovó e Açaí da Vovó. Na banca de qualificação o trabalho foi avaliado pelos docentes Haroldo de Oliveira Felipe, Mariangela Barbosa Fazano Amendola e Fernanda Sutkus de Oliveira Mello. O projeto propunha unificar, fidelizar e posicionar as marcas. Para isso, eles modificaram a identidade visual e criaram campanhas capazes de divulgar a marca nas redes sociais e solucionar um dos principais problemas que é a queda nas vendas durante o período de férias. Segundo Rafael Lucas, diretor de criação da Audi Comunicação, o trabalho estava muito completo e realmente direcionado ao público alvo do cliente.
 
Outro grupo que desenvolveu um portfólio de criação foram as alunas Isabela Voss e Rayana Cabrera, elas escolheram a cervejaria Imprudente como cliente. A banca de qualificação foi composta pelos professores Haroldo de Oliveira Felipe, Mariangela Barbosa Fazano Amendola e Fernanda Sutkus de Oliveira Mello.
 
A proposta da dupla era desenvolver campanhas e peças publicitárias que divulgassem a marca em Presidente Prudente e solucionar alguns problemas de público como a baixa quantidade de mulheres frequentadoras do local. Para resolver os problemas do cliente as alunas propuseram posts em redes sociais e artes que destacaram que o local está aberto a todos os públicos e a qualidade dos produtos oferecidos. O sócio e diretor da Grael+Salgueiro, Bruno Salgueiro comentou que ficou impressionado com a qualidade do trabalho das alunas principalmente quanto às artes e ainda acrescentou que não encontrou erros no trabalho.
 
O quinto grupo apresentou o aplicativo Enjoy, proposto por Bárbara Ferrer, Giovana Henn, Gustavo Toledo, Leonardo Rampasso, Luana Fernanda e Matheus Hertice. Na banca de qualificação estavam os professores Matheus Monteiro de Lima, Fernanda Sutkus de Oliveira Mello, Alexandre Lucas Bavaresco Macedo e Mariangela Barbosa Fazano Amendola.
 
O aplicativo desenvolvido pelo grupo é um facilitador na hora de comprar e encontrar eventos, uma vez que na plataforma o usuário pode tanto acompanhar eventos que irão acontecer nas proximidades quanto comprar no próprio aplicativo o ingresso para o evento. Um diferencial da plataforma desenvolvida pelos alunos é a personalização. Bruno José Garcia Carnelóss, presidente da Inova Prudente, comenta que o aplicativo está muito bacana, que as cores e o design são bons e que a forma de manuseá-lo mostrado pelos discentes durante a apresentação é um destaque pela facilidade no uso.
 
Os discentes Aline Oshita, Clarice Honório, Jader Felipe, Laura Ferreira, Lucas Rodrigues e Taueh Cassiano apresentaram um plano de comunicação para o Campo Belo Resort. O projeto passou pela banca de qualificação composta pelos docentes Matheus Monteiro de Lima, Dhiego da Silva Saraiva, Haroldo Oliveira Felipe e Priscila Guidini de Oliveira. No projeto os acadêmicos propuseram uma mudança desde a logo da empresa até os crachás usados pelos funcionários, passando também pelas redes sociais, sites de reservas e uniformes.
 
Bruno Salgueiro comentou que concorda com os problemas apontados pelos futuros publicitários e acrescentou que o trabalho estava muito bom. Já Richard de Almeida, diretor da Insight Propaganda, parabenizou os alunos e acrescentou que, além de televisão, rádio, redes sociais, outdoor e jornal, os alunos poderiam propor algum material para as agências de turismo. Além destes Matheus Ramos, da TV Fronteira, salienta que a publicidade é feita para público e que para isso a televisão é imbatível.
 
Bruno Forti, Caroline Froes, Karen Fernandes e Layna Costa propuseram um plano de marketing para a marca Vencestur. Na banca de qualificação do grupo estavam presentes os professores Priscila Guidini de Oliveira, Fábio Rabelo, Dhiego da Silva Saraiva e Alexandre Lucas Bavaresco Macedo. O cliente apontou que gostaria de aumentar suas vendas e se posicionar no mercado, então o grupo analisou a empresa tanto na parte interna quanto na parte externa e apontou que para resolver as questões era necessário estar mais presente nas redes sociais, facilitar os processos internos, personalizar o atendimento online e melhorar o envolvimento dos funcionários.
 
O sócio da agência de turismo Vencestur, Marcos Carvalho Lucas, comenta que ficou impressionado com o trabalho dos estudantes e acrescenta que é importante, pois a maioria das empresas do mercado são pequenas e nem sempre tem dinheiro para realizar um trabalho como este. A gerente de marketing da Lista Mais, Joyce Gomes Estrada comentou que achou muito interessante como as análises foram feitas pelo grupo e quanto possuem muitas metas o trabalho se torna mais complicado.
 
O último grupo a se apresentar foi o dos alunos Beatriz Martins, Luiz Fernando Pereira, Mariana de Oliveira, Mariane Novaes e Victoria Costa. A banca examinadora foi composta pelos docentes Dhiego da Silva Saraiva, Fernanda Sutkus de Oliveira Mello e Larissa Crepaldi Trindade. Os estudantes realizaram um projeto experimental de publicidade e propaganda da marca Thiago Cabelo e Cia. Neste trabalho os jovens tinham a missão de posicionar marca e aumentar o fluxo de cliente durante a semana, para isso fizeram uso de campanhas nas redes sociais utilizando o público masculino e jovem como alvo. Para Rafael Lucas, da Audi Comunicação, o grande diferencial do projeto é os alunos terem trabalhado com um microempreendedor e o fato das campanhas passarem para o consumidor como é o ambiente e o proprietário do salão.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​