Último dia de ExPP é marcado por trabalhos na área de mercado e premiações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

12/06/2019 às 15:00 – Atualizado em: 12/06/2019 às 21:24 
Camila Araujo, João Martins e Larissa Oliveira

Pedro Rotta

Imagem Notícia

Para encerrar as atividades do semestre com chave de ouro, ocorreu nesta terça-feira (11/06), o segundo dia de apresentações da segunda edição da Exposição de Projetos de Conclusão de Curso de Publicidade e Propaganda (ExPP), no Auditório Buriti. Alunos, professores, familiares e profissionais da área marcaram presença no evento que teve os trabalhos na categoria mercado.
 
A primeira apresentação da noite foi O profissional de atendimento: origem e atuação nas agências de publicidade e propaganda na atualidade, da discente Raquel Mendonça Pereira, orientado pelos professores Alexandre Bavaresco e Haroldo Filippi. O artigo teve como objetivo apresentar a história do atendimento na publicidade, focando no profissional que trabalha na área desde o surgimento, na década de 1950, até a atualidade.
 
“Trabalhar nesse artigo foi muito interessante, pois é uma área que eu sou apaixonada, e acredito que o processo em si foi um conhecimento adquirido, principalmente com o contato que eu tive com profissionais que atendem contas grandes”, conta Raquel.
 
A segunda apresentação foi da estudante Mayra Neponuceno, orientada pela professora Priscila Guidini, com o seguinte título: O endomarketing como componente da motivação e da produtividade. Um estudo de caso da empresa Miuchiutt ferramentas. 
 
De acordo com Mayra, o trabalho trouxe grandes contribuições tanto no aspecto pessoal, quanto no profissional. “Eu escolhi o tema porque precisava dele no meu trabalho e na questão acadêmica, e foi muito importante abordar esse assunto, pois não existe muito conteúdo teórico, mas é algo que vai fazer com que as pessoas entendam o assunto”, ressalta.
 
Em comentário, a convidada Roberta Cavalcante parabenizou a aluna pelo desenvolvimento do trabalho e ressaltou como é complicado ter um engajamento dentro da empresa, pois é preciso gostar do que se está fazendo.
 
Em seguida, foi a vez da aluna Camila Akemi Ono dos Santos, que produziu o trabalho: A utilização de ferramenta de promoção de vendas em períodos sazonais: Uma análise no comércio varejista de Presidente Prudente/SP. O trabalho foi orientado pelos professores Matheus Monteiro e Alexandre Bavaresco. De acordo com a discente, a maior dificuldade foi desenvolver a pesquisa exploratória, pois ela teve que sair à campo.  
 
 Produção Audiovisual – Balneário da Amizade “O Recomeço” foi desenvolvido pelos alunos Ariel Vieira, Edinaldo Silva, Gabriela Ribeiro, José Nathan Sebastião, Joyce Soares e Jullya Barreto Xavier, com a orientação dos professores Fernanda Mello, Mariangela Fazano e Renato Pandur. O trabalho é voltado à técnica de Storytelling, abordando em 5 pílulas toda a história do balneário.
 
A aluna Gabriela Ribeiro conta que a proposta é passar por meio do storytelling um apelo emocional em relação ao Balneário da Amizade de Presidente Prudente.
 
“Esse trabalho me trouxe um aprendizado muito grande, pois nós tivemos que aprender a lidar com os imprevistos, e aprender a trabalhar em grupo, porque no final somos um só produzindo esse projeto”, fala Gabriela.
 
O estudante Guilherme Gadelha da Silva apresentou o portfólio: GAD: Fábrica de beats,orientado pelos professores Haroldo Filippi e Mariangela Fazano, que mostrou a situação da produtora musical que não possuía uma comunicação e nem identidade visual. “Eu trabalho com o núcleo da ideia, então eu tenho uma direção de photoshop,na criação e illustrator, que contribui muito com o trabalho criativo para poder ser aplicado em várias áreas”, diz.  
 
Em comentário, o professor Marcelo Motta elogiou o trabalho do discente e ressaltou a qualidade da rede semântica, além da semiótica buscada por Guilherme.
 
O próximo trabalho foi uma produção audiovisual intitulada: Branded Content: A construção de narrativa de uma marca do setor de turismo, apresentado pelos alunos André Luiz Monteiro e Jenilson da Silva, orientado pelos professores Fernanda Mello e Renato Pandur. Os alunos utilizaram as técnicas de branded content e storytelling para contar sobre a empresa Fronteira Ásia Turismo, de Presidente Prudente.
 
De acordo com o aluno André Luiz Monteiro, o trabalho teve uma contribuição incrível para sua profissão. “Eu acho que isso é uma das coisas mais legais da Publicidade, é você tirar da zona de ideias e trazer ela pra zona mais palpável. É enxergar, se emocionar e transmitir as coisas para as pessoas, e eu vou levar isso para sempre”, conta.  
 
Dando continuidade ao evento, a aluna Amanda Santos Marques de Souza apresentou a Startup Band Feel: Projeto de aplicativo que busca facilitar a aplicação do Brandsense na estratégia de marketing, com a orientação do professor Alexandre Bavaresco. O trabalho foi voltado para uma agência com a intenção de ajudar os seus clientes por meio do briefing.
 
Para finalizar as apresentações da noite, as alunas Laís da Silva Zombine e Lorraynne da Silva Nascimento apresentaram Portfólio: realidade aumentada para a Cia do Brigadeiro de Presidente Prudente. A orientação do trabalho foi realizada pelas professoras Fernanda Mello e Mariangela Fazano.
 
Ao fim da noite, a coordenadora de Publicidade e Propaganda, Larissa Crepaldi Trindade, parabenizou todos os alunos que apresentaram os trabalhos na segunda edição do ExPP, e desejou que a próxima edição seja tão boa quanto essa.


GANHADORES 
 
Para finalizar a noite, professores se reuniram para avaliar os trabalhos premiados na segunda edição do ExPP. Os ganhadores do segundo dia de apresentações foram os alunos:
 
1º Lugar: Laís da Silva Zombine e Lorraynne da Silva Nascimento
2º Lugar: Mayra Neponuceno
3º Lugar: Jenilson da Silva e André Luiz Monteiro
 
A formanda em Publicidade, Lorraynne da Silva Nascimento, falou da satisfação de poder levar a tecnologia para a comunicação.
 
“Sem palavras para esse projeto que é algo que a gente se identifica muito. Percebemos que, como o cliente está cada vez mais exigente, é importante usar a tecnologia a nosso favor, então foi um trabalho muito árduo e satisfatório” diz Lorraynne.  
 
Já os ganhadores do primeiro dia foram os alunos:  
 
1º Lugar: José Arthur Ibanhez Taiar
2º Lugar: João Pedro Nigre Catucci
3º Lugar: Danielli Cristina de Castro Morato
 
José Arthur Taiar ganhou o prêmio em 1º Lugar do primeiro dia de ExPP, com o trabalho: Publicidade, a arte da bricolagem, e contou a emoção que sentiu ao ser anunciado como vencedor. “Eu acho que o sentimento é ver que as coisas valem a pena, é de desempenhar e procurar coisas que se tornam mais importantes na profissão”, conta.  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​