“Vamos falar de comunicação?” debate Twitter e liberdade de expressão

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Isabela Gomes, Rayane Pedroso e Vinícius Antunes
19/05/2022 às 15h

Alunos e professores se reúnem para o bate-papo (Foto: Igor Carvalho)

Você realmente sabe o que é liberdade de expressão? Esse foi o tema do bate-papo realizado na última terça-feira (17/05): “Vamos falar de comunicação? Twitter e liberdade de expressão”, no Auditório Jacarandá, às 19h, com a participação de diferentes termos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Marketing da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. A conversa foi idealizada e introduzida pela professora Giselle Tomé e conduzida pelo professor e coordenador da Escola de Comunicação Tchiago Inague e o professor Homéro Ferreira, contando com a participação também dos professores Thaisa Bacco, Priscila Guidini e Dhiego Cohen.

A discussão começou falando sobre a compra do Twitter por Elon Musk que não foi adiante. Em março o bilionário havia adquirido 9,2% das ações da rede social e anunciou, no dia 04 de maio, a aquisição total da plataforma por US$ 44 bilhões. Porém, no dia 13 de maio (sexta-feira), ele alegou que a compra estava temporariamente suspensa.

Com o gancho de que Musk queria criar uma rede social que tivesse liberdade de expressão e considerando os posicionamentos dele diante da situação, a conversa continuou e os próprios alunos puderam fazer perguntas e debater a questão. Giselle comenta que é importante essa oportunidade de interação das turmas com os próprios professores. “Ouvir e começar a ter outro olhar sobre isso, ficar atento às mudanças e como isso pode afetar a comunicação”.

Tchiago comentou durante o bate-papo que atualmente as pessoas estão tendo mais consciência do que dizem e, mesmo que muitos classifiquem como “chatice”, é bom entender que existe uma definição para liberdade de expressão diferente daquilo que as pessoas querem adotar.

Completando esse pensamento, Homéro ressaltou que o livre arbítrio do ser humano é algo bíblico, porém, sua liberdade vai até onde começa a do outro. Deve-se manifestar sua opinião sem causar difamação, injúria ou calúnia contra alguém.

Um dos alunos presentes Guilherme Macedo, do 3° termo de Marketing, achou o tema bem atual e gostou da maneira que o assunto foi conduzido, pois acredita que isso afeta a comunicação e as redes sociais.

Os professores comentaram aobre a importância de comunicólogos saberem se posicionar diante de certas situações e conseguirem distinguir o que é ou não liberdade de expressão, principalmente, considerando que as redes sociais proporcionaram um espaço amplo para isso e que muitas vezes não é usado corretamente. Homéro destaca que todos têm direito à liberdade de expressão, à manifestação de pensamento e à liberdade de obter informação/liberdade de imprensa.

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