Vamos falar de Jornalismo? bate papo com os alunos participantes do Intercom 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ana Laura Rena, Rayane Pedroso e Sara Sant´Anna Silva
06/06/2022 às 17h

Da esquerda para a direita: Abner de Souza, Sabrina Vansella, Letícia Petile, Marco Ropelli, Giovanna Guessada, Giovana Cunha e Thaisa Bacco
– Foto: Giselle Tomé

Os alunos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste puderam bater um papo sobre a viagem dos finalistas na Intercom 2022 para Poços de Caldas/MG, na última quarta-feira (02/06). Todas as turmas estavam convidadas a participar do momento de interação, que também contou com a fala da professora Thaisa Bacco e organização da professora Giselle Tomé. A conversa aconteceu no auditório Jacarandá do 4º piso, por volta das 21h. 

Os alunos que estiveram presentes para falar sobre as experiências do congresso e como isso influencia na carreira como jornalistas, foram: Abner de Souza, Sabrina Vansella, Letícia Petile, Marco Ropelli, Giovanna Guessada e Giovana Cunha. “Para mim, foi uma oportunidade extremamente gratificante. Me formei recentemente, no final de 2021, e sempre estive do outro lado, sentada na cadeira de que houve. Agora tive a chance de ser escutada e a honra de dividir uma experiência tão enriquecedora ao participar do Intercom Sudeste 2022”, conta Guessada.

Uma das dicas da egressa durante o momento e que ela faz questão de reforçar é: não perca tempo em participar da Intercom, independente do resultado, a experiência é muito boa e garante bons momentos. “Este foi o primeiro congresso que participei e me arrependo de não ter aproveitado mais durante a graduação. Se tivesse me engajado mais, poderia ter participado de, no mínimo, umas quatro edições”. Ela diz também que ficou muito orgulhosa de ver amigos de outros termos participando e aproveitando as oportunidades durante a faculdade. 

A professora Thaisa Bacco ressalta a importância da interação entre os alunos, e como relatar essas experiências podem motivar outros estudantes. “Trocar experiências e partilhar opiniões com os demais é muito importante para não só divulgar as informações, mas, sobretudo, firmar e fortalecer a parceria entre discente e docente”.

A ideia surgiu da professora Giselle e, assim como todas as ações da Escola de Comunicação, o encontro é pensando em mostrar para os alunos as oportunidades e caminhos que podem seguir. “Pode ter aluno que queira seguir uma vida acadêmica, então a publicação de artigos, participação em congressos, tudo isso faz parte e é importante. Se ele não quiser  seguir a carreira acadêmica, essas participações também são importantes, para formação de network, saber o que os outros estão produzindo, conhecer outros trabalhos, abrir mais a mente para entender mais da comunicação e das possibilidades que estão vindo” .

“Enquanto a Thaisa falava eu chorava”, brinca a aluna Júlia Guimarães Araujo, do 3° termo de Jornalismo. O momento para ela foi emocionante e a instigou para participar de mais congressos e outros eventos assim. “Os alunos puderam ter uma dimensão do que é, o que acontece, o planejamento e a estrutura. Você via o brilho no olhar dos alunos e dos professoras e ficava encantado, pensava, poxa quero isso também”, conta animada. Ela conclui fazendo um convite a todos os alunos, para que participem de momentos como esse e se empenhem nas apresentações de seus trabalhos.

Veja o vídeo publicado pela universidade sobre a Intercom:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​