04/12/2019 às 17:16
Daniel Alvarez
E as apresentações do ExPP 2019 (Exposição de Projetos de Publicidade e Propaganda) não podem parar! A variedade entre os projetos foi o ponto forte nas apresentações feitas na noite dessa terça-feira (03/12). Artigos científicos, projetos experimentais e relatórios técnicos científicos foram expostos no auditório Buriti pelos alunos do 8º termo de Publicidade e Propaganda.
Cada qual com seu objetivo, as apresentações abordaram desde análises de filmes e o uso da publicidade neles, até o desenvolvimento de marcas próprias. No total, foram seis projetos expostos, sendo três artigos científicos, dois relatórios técnicos científicos e um projeto experimental.
Um dos relatórios técnicos científicos foi o Projeto de Loja Virtual: Pop Aqui, desenvolvido por Guilherme de Oliveira Santos. O formando conta que já havia planejado o trabalho há algum tempo, porém no âmbito pessoal, sem intenções acadêmicas. No entanto, pelo fato de estudar e trabalhar, ele nunca tinha tido tempo livre o suficiente para executar o projeto.
Com a necessidade de se apresentar no ExPP, o estudante uniu o útil ao agradável e finalmente teve a oportunidade de pôr o projeto em prática. “Eu peguei esse projeto antigo meu e uni com o trabalho de conclusão, pois assim faria o trabalho e de quebra adiantaria um trabalho pessoal meu. Eu uni duas coisas que eu gosto e que eu sei fazer”.
O evento é dividido em duas categorias: trabalhos acadêmicos e mercadológicos, assim explica o professor responsável pelo ExPP, Matheus Monteiro de Lima. Isso possibilita aos graduandos a oportunidade de escolher a que mais se enquadra com o perfil dele.
O docente explica também que as apresentações são a última fase do projeto, na qual os alunos exibem os resultados colhidos durante todas as etapas de desenvolvimento do trabalho. “A apresentação é a forma do estudante comunicar oralmente para a comunidade o que foi produzido por ele durante um ano”.
OS TRABALHOS
Os seis projetos expostos na noite de ontem foram os seguintes:
No formato de artigo científico: O mito da marca no enredo cinematográfico: análise sobre as inserções da Nike no filme Homem-Aranha (2002), por Thálita Agante Fernandes; Sustentabilidade e a reinvenção estratégica do fast fashion, por Gabriel Gonçalves Martins; e Marketing político nas mídias digitais: um estudo sobre possibilidades para as campanhas municipais de 2020 no Brasil, por Gabriel Pinoti Fernandez Ferreira.
Os apresentados como relatórios técnicos científicos: Desatech – design e tecnologia, por Daniel Merilis Campelo, Lizandra Veloso Galvão, Luanna Andrielly Borges e Luis Henrique Lima; Projeto de loja virtual: Pop Aqui, por Guilherme de Oliveira Santos.
Por fim, o trabalho exposto no formato de projeto experimental: Desenvolvimento de branding da marca só dança, por Lucas Pinatti e Ramon Casagrande.
Sobre o nível das apresentações, o professor Matheus Monteiro de Lima comenta que melhoraram em relação aos anos anteriores. “Venho observando durante essas três edições do ExPP que os alunos têm se aperfeiçoado na questão oral e isso faz com que eles passem cada vez mais, de forma inteligível, os resultados das pesquisas”.