Videocumentário celebra o 50º aniversário de paróquia em Prudente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

16/02/2017 às 12:30 – Atualizado em: 17/02/2017 às 10:00 
Beatriz Duarte

A primeira reunião do projeto de extensão envolvendo professores, alunos e egressos da Facopp com a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente aconteceu nesta quarta-feira (15/02). O projeto visa à produção de um videodocumentário em prol do 50º aniversário da igreja comemorados em 2017.

A iniciativa do projeto surgiu do desejo da Paróquia de ter sua história contada por meio de registros fotográficos e relatos dos membros. O objetivo do material é mostrar a trajetória da primeira capela construída na década de 40 até o desenvolvimento das atividades atuais da igreja, com as missões, movimentos, grupos de orações, coral e acampamentos.

Coordenados pelos docentes da Facopp Roberto Mancuzo e Thaísa Bacco, participam da equipe as estudantes Luana Carla Mariano, Isabela Sanchez, Beatriz Gonçalves e Lucas Araújo, e os ex-alunos Jéssica Pessoa, Natália Mancini, João Pedro Rossini, Camila Garrido, Natália Flor e Guilherme Oliveira.

Levantamento de dados

A primeira fase da produção consistiu na pesquisa e levantamento de informações. Divididos em duplas e trios, os participantes realizaram pré-entrevistas com 22 selecionados, que frequentam a Paróquia desde seu surgimento até os dias atuais.

Rumo à segunda etapa, os alunos passam agora para a checagem e veracidade das histórias cedidas. Segundo a professora Thaisa Bacco, este é momento que fatos começam a se interligarem para construir o roteiro a ser seguido pelo videodocumentário.

“Checado os dados fornecidos pelos personagens, conseguimos organizar os microtemas, desenhar roteiros, dividir equipes, fazer treinamentos e seguir para a fase das filmagens”, explica.

Para a integrante Isabela Sanchez, participar da produção de um projeto grande como o videocumentário auxilia seu conhecimento como futura jornalista. “Como uma estudante ainda leiga no assunto, estou aprendendo tanto sobre a história da igreja católica, como uma apuração mais profunda de informações”, diz.

Já para Luana Carla, participante e praticante católica, é um honra estar trabalhando com algo que ela gosta. “Fico muito feliz em saber que esse trabalho também serve como evangelização e vai chegar a muitas pessoas. Quero fazer cada vez melhor para que todos possam conhecer a história dessa igreja tão querida da cidade”.

Luana ainda ressalta o comprometimento dos fiéis da paróquia com o projeto. “É gratificante ver como eles estão dispostos a falar e contribuir com tudo que podem com muito amor, carinho e orgulho”, comenta.

Com o lançamento previsto para o mês de julho, você acompanha as próximas etapas da produção do videodocumentário aqui no Portal Facopp!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​