Você já ouviu falar de LIDE?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

10/04/2019 às 21:26 – Atualizado em: 11/04/2019 às 20:31 
Ariane Balbino, Bruna Bonfim, Jeferson Silva e Milena Bispo

Arte: Portal Facopp

 
No mundo jornalístico é fundamental conhecer e entender jargões que são diariamente utilizados pelos profissionais da área. Entre os inúmeros termos, destaca-se o LIDE.
 
Segundo o Manual da Folha de São Paulo, Lide ou “Lead” (palavra originária do inglês), é a primeira parte de uma notícia. Geralmente, o parágrafo inicial posto em destaque fornece ao leitor informações básicas sobre a notícia e tem o objetivo de esclarecer o assunto principal da notícia. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.
 
O lide responde às seis perguntas clássicas do Jornalismo: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Este “resumo” da notícia costuma ser conciso e extremamente informativo. Foi muito usado em veículos impressos, principalmente os mais tradicionais. Porém, o lide não é o queridinho de todos. Nos dias atuais, porém, o impresso privilegia a estrutura da reportagem, que desenvolve mais a informação, não dando a notícia principal logo no primeiro parágrafo.
 
Um jeito mais fácil de entender, afinal, o que é lide, é só pensar em uma conversa normal entre amigos. Ela sempre acontece no formato de pirâmide invertida. Ou você vai esperar contar tudo o que aconteceu naquela saidinha de ontem à noite em ordem cronológica? Claro que não! Vá direto ao lide! Depois você desenrola a história!
 
Para o estudante do sétimo termo de Jornalismo da Facopp, Alessandro Nascimento, o lide é de extrema importância na construção de uma notícia, pois é ele que dá as primeiras e principais informações sobre o ocorrido, respondendo as seis questões clássicas, como citado acima.

Alessandro também contou quais são os jargões que ele mais usa, sendo eles o “corpo” que se relaciona ao tamanho da fonte a ser usada, sempre padronizada, e “crédito”, pois é onde vai o nome do autor da matéria, quem fez as fotografias entre outros. Porém o que ele mais gosta é o “Iceberg”, “além de ser um nome forte, é um texto com o nome do repórter que aparece na primeira página e tem continuidade em página interna, dando um gostinho de quero mais”, explica o aluno.

Como podemos ver, o lide tem um papel fundamental nos textos informativos. Ele introduz a notícia com o objetivo de prender a atenção do leitor para o restante do texto. Mas cuidado jovem jornalista!  Fique atento para não enrolar e fazer “barriga”, ou seja, colocar informações irrelevantes no início. Ufa, quantos termos!
Legenda: Manual de Redação  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​