Webdocumentário “Expedição Morro do Diabo” é transmitido pela TV Cultura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

01/06/2018 às 20:24 – Atualizado em: 01/06/2018 às 23:17 
João Lucas Martins e Victor Gomes

Foto: Youtube

Há um ano e meio, o TCC que resultou no webdocumentário “Expedição Morro do Diabo” era defendido pelos ex-facoppianos Karla Carneiro, Dayane Freitas, Thiago Morello, Jusciê Gutierres e Jéssica Pessoa. A produção possui cinco episódios, divididos entre a “História”, a “Fauna”, “a Flora”, a “Educação Ambiental” e o “Ecoturismo”. O curta conta em detalhes a história do Parque Estadual Morro do Diabo situado no município de Teodoro Sampaio, a aproximadamente 90km de distância Presidente Prudente.

Apesar de ser um conteúdo de fácil acesso, por estar na plataforma digital, hoje o trabalho está de volta e será transmitido em rede nacional. Durante o programa “Campus em Ação”, que tem como objetivo divulgar trabalhos acadêmicos de universidades por todo o Brasil, a TV Cultura neste sábado (02/06) exibirá o projeto desenvolvimento pelos facoppianos às 11h.

O webdocumentário teve as gravações realizadas durante 17 dias em julho de 2016. Nesse período, os estudantes puderam conhecer todo o ambiente, os animais, os habitantes e os funcionários da área que se mantém preservada, sendo um dos espaços de Mata Atlântica que ainda restam no estado de São Paulo. Os pesquisadores realizaram ao todo 26 entrevistas, com um total de 170 horas de gravação bruta e 110 horas de edição.

A orientadora do grupo, professora Thaisa Bacco, comenta que hoje o trabalho é citado como um case de sucesso. “Eu acompanhei de perto o trabalho dos discentes a execução do projeto foi minuciosa, eles cumpriram todas as etapas da produção”.

Thaisa diz que, assim como ela, o grupo se sente lisonjeado por fazer parte da programação da TV Cultura, pois o canal sempre oferece espaço para excelentes produções e agora a Expedição Morro do Diabo entrou para um time de trabalhos de qualidade reconhecidos.

A jornalista, Jéssica Pessoa, egressa da Facopp, conta que pesquisou sobre o programa da TV Cultura e, depois de cadastrar o projeto, a emissora deu resposta positiva para o grupo. “Após confirmarem, começou o trâmite legal e a assinatura por parte dos envolvidos. No caso, eu fiquei responsável para dar o andamento como integrante do grupo e a Thaísa como representante por parte da Unoeste”.

Jéssica fala que o principal objetivo do projeto era fazer com que o conteúdo chegasse às pessoas, para aqueles que tivessem interesse em assuntos ambientais. “A gente não imaginava que ia chegar nessa proporção e isso é muito importante, porque quem não teve acesso ao webdocumentário que está disponível na plataforma no Youtube, agora vão ter outra oportunidade, que é por meio da TV, então deu muito certo”.

Para Dayane Freitas, que também fez parte da produção, a meta que tinham foi alcançada. “Nós conseguimos colocar na cabeça das pessoas que assistiram uma ideia de conservação do local, pois de lá saem diversos trabalhos educacionais que beneficiam as pessoas que vão no Morro do Diabo. São poucas pessoas que conhecem a riqueza desse lugar e o legal é que agora vai ter ainda mais visibilidade, porque vai chegar pela TV”.

WEBDOCUMENTÁRIO 

“A ideia é transmitir uma mensagem de várias formas por meio de uma linguagem contemporânea, adequada às novas mídias sociais e canais de comunicação”, afirma Jéssica ao ser questionada sobre o novo estilo de produção, o webdocumentário. A proposta do grupo era de produzir conteúdo audiovisual para ser consumido na internet, sendo um trabalho pioneiro e único na Facopp. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.