Webwriting: alunos do 5º termo de Jornalismo produzem conteúdo para portal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

19/03/2021 às 14h04
Mayson Martins

Alunos começam a desenvolver a teoria na prática e dividem funções de pauteiro/editor e repórter (Foto do ano de 2019)

Na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, os alunos do 5º termo de Jornalismo começaram a produzir conteúdos jornalísticos, na disciplina de Webwriting, para o portal da própria faculdade. 

O objetivo dessa disciplina é desenvolver a teoria em prática, de uma forma que os estudantes atuem em funções rotativas e, por consequência, consigam aplicar as técnicas de produção do webjornalismo.  

De acordo com a professora e supervisora do portal da Escola de Comunicação, Fabiana Alves, o funcionamento das equipes será semanal e  consiste em seis editorias fixas e outra rotativa, que poderá abordar assuntos de política, crença ou economia, mas todas voltadas ao público da faculdade. 

“Nesse semestre a turma está dividida em duplas ou trios, semanalmente eles produzem um conteúdo para o site, em alguns casos textos, fotos, vídeos ou infográficos, depende de cada pauta”, conta a professora.  

Fabiana explica que as equipes serão organizadas com as seguintes funções: 

  • Pauteiro/ editor: quem pensa a pauta, mas também fará uma edição depois que o texto estiver finalizado; 
  • Repórter: coleta as informações e produz a matéria, seguindo as técnicas de webwriting.  

EXPECTATIVA DOS ALUNOS  

Sobre as habilidades a serem desenvolvidas, o estudante do 5º termo de Jornalismo, Ramon Diniz, 19 anos, diz que a disciplina de Webwriting tem uma preparação com base na teoria. “Nós estudamos conceitos do texto jornalístico para a web, aprendemos formatos apropriados para a organização da informação e entendemos qual é a melhor maneira de chamar a atenção do leitor na internet”. 

Na preparação dos conteúdos jornalísticos, a estudante Ana Flávia, 19 anos, comenta que cada dupla fica responsável por uma editora durante a semana. “Ficamos sabendo dos temas e, logo em seguida, pensamos em uma pauta relacionada com a editoria e com a faculdade”, ressalta Ana.  

A professora Fabiana ressalta a importância do pensar jornalístico e, como a produção semanal, colocar tudo em prática. Isso, segundo a docente, estimula que os alunos a desenvolverem habilidades específicas da área, como por exemplo técnicas de escritas, de fotografias, vídeos, infográfico ou ainda técnicas de SEO. 

Para o estudante Fernando Santos, 31 anos, também do 5º termo de Jornalismo, já chegou a produzir textos jornalísticos e, mesmo com experiência, pretende se desenvolver neste modelo de notícia. “Já tive a oportunidade de fazer alguns freelancer, tenho um conhecimento, mas pretendo aprender as habilidades e táticas para o webjornalismo.” 

Mediante o decorrer da disciplina, Ramon ainda complementa que sua expectativa é de conseguir dominar os aspectos do texto para web.  

“Adoro escrever, então me mantenho focado para garantir ótimos resultados no fim da disciplina. As aulas têm sido uma experiência de abrir os olhos”, afirma Ramon. 

PORTFÓLIO E MERCADO DE TRABALHO  

Fabiana comenta que uma das principais contribuições dessa disciplina é aproximar os graduandos da rotina de produção do webjornalismo no mercado de trabalho.  

Por último, ela complementa que todo esse conteúdo elaborado pelos estudantes poderá servir como portfólio de trabalhos e experiências realizadas na graduação. 

 “Essa é uma prática que também é muito importante para terem suas matérias publicadas, começarem a se mostrar como jornalistas para o mercado e à sociedade”, finaliza. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​