Workshop de cinegrafia foi realizado na Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

30/03/2020 às 13:08
Daniela Silva e Luana Souza

Com duração de duas horas, workshop foi realizado por meio da rotação de grupos por filmadora (Foto: Cedida/ TV Facopp)

Um dos assuntos mais importantes a serem tratados dentro do jornalismo de televisão é a imagem, pois é fundamental para cobrir os fatos narrados pelos repórteres e mostrar a realidade da notícia. Para alcançar com eficiência o seu público, a televisão deve apresentar um material de qualidade ao telespectador. Para isso, é necessário pensar nas composições de cena de cada reportagem. Em busca de esclarecer essas questões aos alunos, na última quinta-feira (12/03) antes da suspensão das aulas presenciais, foi realizado um workshop de cinegrafia na sala do 5º termo de Jornalismo da Facopp.

O trabalho, que teve iniciativa e aplicação da professora Thaísa Bacco, foi destinado aos alunos com o objetivo de familiarização dos equipamentos. A ideia era preparar os estudantes para a gravação do Telejovem, um jornal online produzido pelos alunos do quinto termo neste semestre, na disciplina de Telejornalismo II. O exercício prático da linguagem televisual possibilitou aos alunos testarem enquadramentos de planos fixos e de movimento, aplicando o que tinha sido discutido em aula para, posteriormente, usá-los na gravação oficial.

“O aluno aprende na teoria e já vai imediatamente à prática aplicar tudo aquilo para fixar melhor o conhecimento e ter uma aprendizagem mais significativa”, comenta Thaísa.

Para compor a atividade, a professora contou com o auxílio de Matheus Santiago, estagiário da TV Facopp e Heloísa Lupatini, ex-estagiária, que também são alunos do 5° termo. Os estudantes começaram montando os equipamentos e logo após trabalharam os planos de câmera, enquadramentos e, ao término, desmontaram tudo.

Para Matheus, a oportunidade de auxiliar seus colegas foi bastante construtiva. Ele conta que a maior dificuldade que os discentes tiveram foi na montagem do equipamento. “Tem gente que tem noção de como fazer só de observar, já outros não, mas, por ter sido o primeiro contato deles com as câmeras e já saírem gravando e enquadrando da maneira que fizeram, eles se saíram muito bem”, ressalta Santiago.

Bárbara Munhoz acredita que, com o workshop, pôde pensar na composição da imagem, não se esquecendo da mensagem a ser passada. “Práticas como essas, além de preparar o acadêmico para o mercado de trabalho, contribuem para o crescimento pessoal, em questões relacionadas à independência, autonomia e criatividade”, afirma a aluna.

O interesse da turma em aprender com a oficina impressionou a professora, que ficou satisfeita com os resultados desempenhados. Para ela, a colaboração entre os alunos chamou bastante atenção. “Quando um tinha dificuldade, o outro parava para ajudar. Isso é muito importante, porque na medida em que você pega o seu conhecimento e passa para o outro, você aprende ainda muito mais”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​