Pilates é uma alternativa para quem procura uma forma de se exercitar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

09/05/21 às 11h33
Elisa Lucas e Graziela Ramos, especial para Escola de Comunicação

A aluna do 3º termo de Jornalismo, Maria Eduarda Vasconcelos, pratica pilates há quatro meses e diz que já sentiu diferença (Foto: Cedida/Maria Eduarda Vasconcelos)

O pilates é um método de exercícios físicos, criado na primeira Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates, a fim de ganhar força muscular, melhorar a flexibilidade e exercer reabilitação. De acordo com um estudo realizado em 2016, pela empresa Go!Fit, especializada em criar soluções tecnológicas de vanguarda para gestores e profissionais do fitness, há 15 milhões de pessoas praticantes de pilates em todo o mundo.

Sendo um exercício essencial para quem procura uma vida saudável, a prática pode ajudar a melhorar a postura, fortalecer os músculos, diminuir o estresse e aumentar a qualidade do sono, além de ajudar na prevenção da osteoporose.

BENEFÍCIOS

Na concepção da instrutora de pilates Dayana Macedo Nish, que trabalha com a técnica há 14 anos, a mudança da flexibilidade e força é bem nítida para os praticantes. “Seus benefícios são concentração, melhora muito equilíbrio alinhamento postural e vários outros.”

Maria Eduarda Vasconcelos, aluna do 3º termo de Jornalismo, pratica pilates há quatro meses e conta que procurou a técnica a fim de melhorar sua postura. Para ela, mesmo com pouco tempo já sentiu uma mudança bem significativa no seu corpo.

“Ao contrário do que muitos pensam, pilates não é só alongar, pilates é saúde. E saúde precisa ser cuidada, ainda mais nos dias de hoje”, afirma.

O professor da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste Marcelo Motta praticou pilates por cinco anos e só parou o ano passado por conta da pandemia. Ele diz sentir muitas saudades e, por isso, continua fazendo pequenos exercícios em casa com a bola.

Marcelo, que nunca foi sedentário, acredita que o pilates ajudou muito para seu condicionamento físico. “Eu passei a dormir melhor, a comer melhor, a me concentrar melhor”, lembra.

Professor Marcelo Motta, praticante de pilates por cinco anos, conta que seus exercícios favoritos são os aéreos (Foto: Cedida/Marcelo Motta)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​