Na reta final do curso, facoppiana conta experiência longe da família

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

17/02/2017 às 16:00 – Atualizado em: 17/02/2017 às 10:11 
Sandra Prata

Natural de Anaurilândia, município localizado no Mato Grosso do Sul, com aproximadamente 8 mil habitantes (IBGE), a aluna do 7° termo de Jornalismo Darla Freitas conta um pouco sobre a rotina e os planos para depois da faculdade.

De estagiária do Portal Facopp para estagiária da TV Fronteira, ela conta que Jornalismo nunca esteve nos planos e antes pretendia estudar Psicologia, mas mudou de ideia no dia do vestibular. “Uns dias antes da prova eu tinha lido um pouquinho sobre jornalismo e, no dia, quando eu estava com a prova na mão, eu mudei de curso”, lembra Darla, ressaltando que essa foi a melhor escolha que poderia ter feito.

Aprovada em terceiro lugar no vestibular, a estudante conta que sentiu uma mistura de felicidade e dúvida. “Eu ainda não tinha certeza se era isso que eu queria, mas depois na segunda semana de aula eu percebi que eu estava no lugar certo”.

A preferência pela Facopp surgiu porque, em sua cidade, é comum jovens se mudarem para Presidente Prudente em busca de uma graduação na Unoeste. “Aqui eu já conhecia algumas pessoas, por isso decidi vir para Prudente, não estaria tão sozinha”.

A facoppiana, que sempre morou sozinha, conta que, entre todas as dificuldades de estudar e viver 196 km longe de casa, a maior é justamente ficar sem a família e sem ter a quem recorrer nos problemas comuns do dia a dia. “É só você por você, não tem outra opção, a gente aprende a se virar e entende que ou cresce ou não sobrevive”.

Sobre a experiência durante esses anos, ela diz se sentir uma nova pessoa, feliz com tudo que a atual vida proporcionou. “Me fez crescer muito rápido mentalmente”.

No último ano de faculdade, Darla diz que estar quase se formando é uma sensação inexplicável, mas que está feliz em chegar até aqui e de ter escolhido trilhar o caminho do Jornalismo .”Para ser jornalista, você precisa amar muito aquilo você faz e isso é o que eu mais amo fazer na vida. Eu me vejo jornalista, fazendo tudo com muito amor e com toda a honestidade do mundo”, frisa.

A estudante conta que gosta bastante de todos os veículos de comunicação, entretanto, desde que surgiu o interesse pela profissão, televisão é a área da qual mais gosta e o caminho que pretende seguir. Ela ainda ressalta que almeja continuar trabalhando na área em Presidente Prudente e tem planos para cursar uma pós ou até mesmo uma nova graduação, no campo de Ciências Humanas.

Para aqueles que estudam longe de casa, a estudante aconselha a ser forte, ter foco, uma mente tranquila e estar bem decidido sobre aquilo que quer. “Todas as vezes que pensar em desistir lembre-se: ‘não vou ficar grudado nos meus pais, não vou ter isso para o resto da vida’. Então uma hora ou outra a gente vai ter que cortar o cordão umbilical”.

Se você é aluno da Facopp, veio de longe em busca de um sonho e quer contar sua história, envie um e-mail para: portalfacopp@unoeste.br.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​