Egresso da Escola de Comunicação ganha Leão de Ouro no Festival Cannes Lions 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
07/07/2022 às 9h

Foto cedida: Bruno Reis

Mais um egresso da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste se dando bem no mercado de trabalho. Bruno Reis, formado em Publicidade e Propaganda pela antiga Facopp em 2017, foi premiado no Cannes Lions 2022 que aconteceu entre os dias 20 e 24 de junho, junto de seu parceiro de trabalho também prudentino e ex-aluno da Escola de Comunicação, João Corazza. Os dois trabalham na Agência Africa de São Paulo, que ganhou o total de 10 Leões, entre bronze, prata e ouro.

O que é o Cannes Lions?

Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade acontece todo ano desde 1954 e reúne a indústria de comunicação, desde marcas, agências, empresas e consultorias de mídia, para impulsionar a interação, aprendizado e marketing criativo.

São mais de 20 categorias do universo publicitário para se inscreverem e o evento dura em torno de cinco dias. Esse ano, na França, aconteceu de forma híbrida. “Construir o Cannes Lions como um festival híbrido nos permitirá continuar expandindo nossa comunidade criativa, com a qual nos mantivemos conectados por meio de nossas iniciativas digitais nos últimos 18 meses. É uma oportunidade de democratizar, inovar e reinventar o Festival para o futuro”, afirma Philip Thomas, presidente do LIONS, para o Cannes Lions Estadão.

O festival reuniu profissionais da publicidade e comunicação de todo o mundo e contou também com palestrantes como a Nobel da Paz Malala Yousafzai, a atriz Lupita Nyong´o, a influencer Paris Hilton, além de outras celebridades.

Representação

O Brasil se superou esse ano em relação a 2021, levando 70 troféus, 10 de ouro, 24 de prata e 36 de bronze. A campanha “Cabelo cremoso” da Brahma, produzida pela Agência África, em que Bruno trabalha, foi a ação brasileira mais premiada até agora no Cannes Lions, com os seguintes leões:

  • 1 ouro Social & Influencer
  • 1 prata Social & Influencer
  • 1 bronze Social & Influencer
  • 1 prata Enterteinment for Sports
  • 1 prata Direct
  • 1 prata Media
  • 1 bronze Brand Experience

Outra campanha premiada da empresa foi Unbreakable Courts. O projeto da Budweiser para manter viva a cultura das quadras de basquete de rua conquistou:

  • 1 bronze Outdoor
  • 1 bronze Sports
  • 1 bronze Direct

Esforço

“Verdade seja dita: ganhar um Leão de Cannes é uma sensação que todo publicitário quer sentir. Seja ele de bronze, prata ou ouro”, afirma Bruno. O prêmio para ele representa trabalho duro e depois de muito esforço e dedicação de toda a equipe para alcançar esse objetivo, a sensação de dever cumprido com misto de quero mais é o que prevalece.

Reis também fala sobre a importância do seu tempo na faculdade para conquistar suas metas profissionais. “Tudo que se aprende na faculdade, você leva pro resto da vida. E quando falo tudo, isso vai desde a parte de conhecimento até contatos. A base a gente sempre carrega com a gente. E isso faz a diferença”, reforça.

É claro que nem tudo são flores. Assim como em toda área da vida, a publicidade também carrega desafios que, segundo o egresso, estão em tentar ser o mais amplo possível. Ele explica que você precisa estar atento a tudo que acontece 24h, porque em algum momento você poderá usar a seu favor, isso te proporciona uma vasta referência que irá te ajudar durante todo o caminho.

E para os nossos futuros profissionais, o publicitário manda o seguinte recado:

“Existe um mundo gigante da propaganda que está de braços abertos para nós, basta aproveitarmos. O mercado de São Paulo adora a galera do interior, porque a gente consegue tirar leite de pedra. A gente consegue trabalhar com oportunidades. Damos conta do recado e o mercado quer gente assim. Diria ainda que vale a pena consumir propaganda desde cedo. Assistir cases. Ver os clássicos. Participar de festivais estudantis. Isso é ótimo para entender como funciona toda a indústria.”

Bruno reis

Orgulho

O pai de Bruno, Luciano Reis, se formou em Jornalismo na Unoeste em 2002. “Já trabalhava em rádio desde 1986 e a graduação foi e é fundamental para minha carreira. Guardo com carinho todas as lembranças dos professores e amigos de turma.”

E com toda certeza ver a conquista do filho preenche o coração de orgulho e admiração, mas o reconhecimento não vem por acaso. “Eu ressalto que ele foi corajoso e determinado no momento em que partiu sozinho daqui de Prudente para continuar o seu aperfeiçoamento na Miami Ad School, em São Paulo, e batalhar pelo seu espaço num mercado profissional tão competitivo como o da capital”, conta.

Luciano se sente muito grato a todos os professores e outros profissionais que participaram da vida acadêmica do filho, que considera ser rica em oportunidades, estágios, projetos e incentivo. “Os anos de faculdade são imprescindíveis para abrir a mente do aluno, exercitar o seu pensamento crítico e servir de embasamento para o seu comportamento ético e profissional.”

Seguir o caminho da comunicação requer persistência e isso pai e filho podem comprovar, não é mesmo?

“Acredito que é um orgulho não só para mim, como pai, mas também para a Unoeste. Eu espero que este prêmio sirva de inspiração para aqueles que ainda estão fazendo a faculdade. Que estes futuros profissionais acreditem cada vez mais no seu potencial e que recém-formados possam também um dia chegar lá; com coragem, foco e paixão pelo que faz.”

Luciano Reis
Foto cedida: Bruno Reis
Foto cedida: Bruno Reis

Parabéns ao Bruno e ao João pela conquista, com certeza muitas outras metas virão para serem alcançadas. Sucesso!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​