Alunos de Publicidade desenvolvem projetos para o terceiro setor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

09/10/2017 às 09:42 – Atualizado em: 11/10/2017 às 10:55 
Sandra Prata e Bruna Leite

Abraão Wyllians

Lar Santa Filomena e Lar dos Meninos foram as duas entidades atendidas pelo projeto Vira Galo


Pelo segundo semestre, ao chegarem no 7° termo os alunos de Publicidade e Propaganda desenvolvem o projeto Vira Galo, dessa vez, os clientes atendidos foram entidades do terceiro setor: Lar Santa Filomena e Lar dos Meninos, ambos de Presidente Prudente. A apresentação aconteceu na noite da última sexta-feira (06/10) no Auditório Carvalho.
 
A escolha das duas instituições surgiu de um processo de imersão dos próprios estudantes como voluntários dentro dessas e de outras entidades do terceiro setor de Prudente e região. Após a coleta de informações, foi feita uma apresentação para a sala e para a banca de professores envolvidos no projeto, e assim foram avaliados aqueles que mais necessitavam de ajuda no campo comunicacional.
 
“Mediante as informações que eles trouxeram colhidas nessa pesquisa, constatamos que o principal problema é realmente sensibilizar a população de forma geral sobre o entendimento do que é cada entidade”, frisa Mariangela Fazano uma das professoras orientadoras do Vira Galo. 
 
De acordo com a docente Fernanda Mello, também envolvida no projeto, a ideia central do Vira Galo é trazer uma forma de aprendizado mais ativa, no qual os próprios alunos identificam e, com o auxilio dos professores, buscam soluções para os problemas encontrados. “Eles que decidem as melhores estratégias, os melhores posicionamentos, esse que é o proposito. Além disso, acho que o ponto principal é a aproximação do aluno com o professor, subimos de patamar e ficamos equiparados envolvidos em resolver o problema”.
 
Desenvolvimento
 
A sala conta com 25 alunos que foram divididos em grupos, cada grupo é responsável por uma área de atuação, sendo elas: Atendimento, Pesquisa, Planejamento, Mídia, Redação, Criação e Marketing/Eventos. A construção do produto final apresentado foi durante todo o primeiro bimestre. Segundo Fernanda tudo foi feito em prol da visibilidade das instituições na cidade. “A ideia é fazer com que a marca seja visível e que as pessoas se sensibilizem, a estratégia é essa, de sensibilização”, explica.
 
A integrante do grupo responsável por Marketing e Eventos, Isabelle Garzo, afirma que com o Vira Galo teve a chance de colocar em prática tudo que aprendeu durante os anos na faculdade além de dar uma boa base para o projeto experimental (PEPP). “Tivemos uma noção muito boa de como funciona cada área, como funciona a rotina de uma agência. E uma coisa legal também foi por ser de terceiro setor, o que eles querem passar é muito amor, eu aprendi a ter mais paciência, mais amor, a dar mais valor às coisas que eu faço, muito gratificante”.

Para uma das estudantes responsável pelo planejamento, Bianca Cappi, uma das maiores dificuldades desse processo foi encontrar o objetivo da campanha. “O planejamento foi difícil devido várias situações, mudamos várias vezes o objetivo, durou em torno de um mês para definir o trabalho nas duas instituições”. Sobre os problemas analisados ela destaca a forma errada de comunicação e a falta de identidade e uma marca fixa.
 
Já para Danielle Muniz da área de Mídia e responsável pelo planejamento de mídia social, uma das maiores dificuldades foi encontrar um equilíbrio entre as mídias online e off-line por se tratar de grupos separados. “Trabalhamos um plano de mídia, era uma campanha para marketing interno e um pouquinho do exterior, como as pessoas vão ver a instituição. Espero eles gostem e utilize as peças e materiais gráficos que produzimos”.
 
Representantes
 
O representante do Lar Santa Filomena,Vinicius Moraes Vigarinho, ficou emocionado com a apresentação do projeto finalizado. Segundo Vinicius, as pessoas que trabalham no lar tem muita vontade de melhorar as campanhas que realizam, porém, eles não possuem a técnica necessária e a chegada dos facoppianos mudou tudo, pois agora a instituição conta com um trabalho publicitário de qualidade. “Os alunos chegaram lá e fizeram um trabalho muito bonito, e nós vamos usar o spot, os panfletos, a logo, os cartazes, agora vai ser possível que o nosso lar seja conhecido de uma forma mais bonita, sou muito grato a eles”, afirma.
 
Ana Paula Fioramante, da instituição Lar dos Meninos, explicou que o 3º setor é totalmente dependente de ajuda de todo tipo e os trabalhos voluntários como o que foi realizado pelos futuros publicitários é algo excelente. “Tudo que aconteceu ao longo do trabalho e hoje, na apresentação dos alunos, para mim, se resume em uma única palavra: gratidão”. Segundo Ana, seria ótimo que as próximas turmas a realizar o Vira Galo optassem também por fazer trabalhos voltados para instituições sem fins lucrativos. “Tudo o que foi realizado ajuda de mais na visibilidade dos lares”, finaliza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​