Política internacional e globalização foram temas discutidos em mesa redonda de Jornalismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

09/11/2018 às 15:09 – Atualizado em: 22/11/2018 às 11:21 
Andressa Aguiar e Daniellen Campos, especial para o Portal Facopp

Ingrid Rocha

Durante à noite de quarta-feira (07/11) os alunos do 7º e 8º termo de Jornalismo participaram do último debate da mesa redonda de preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A discussão contou com a presença do professor doutor da Facopp Wagner Aparecido Caetano e também do professor doutor em História Thiago Granja Belieiro que discorreram sobre o assunto Política internacional e Globalização.  

O assunto central foi as consequências do neoliberalismo como modelo econômico mundial. O professor Thiago afirma que “a tendência do neoliberalismo é a sua queda”. Com esse modelo houve um crescimento da riqueza dos países mais ricos e aumento da pobreza dos mais pobres.

O professor Wagner explica que “o neoliberalismo e o capitalismo é excludente em massa”, mas o professor destaca ainda as vantagens: a internacionalização de produtos, como a empresa provedora de filmes e séries, a Netflix, bem como o aparelho celular da marca Apple.

Sobre a globalização, foi abordado a internacionalização de culturas. Wagner destaca como “falsa globalização”, pois nem todas as culturas são encontradas em todos os países, como exemplo ele fala que não se encontra uma baiana vendendo acarajé nos Estados Unidos.

O aluno Christian Mathias aproveitou para refletir sobre a globalização. “Eu visto roupas vindas de fast fashions americanas. Elas invadiram o Brasil com essa cultura, eu não tinha muito ideia do que isso representa para o país”.

Ao longo do debate os estudantes fizeram perguntas e se mostraram interessados nos assuntos. Temas como privatização de empresas, educação, meios de comunicação, política brasileira e eleições também foram discutidos. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​