Alunos gravam edição de 10 anos do Telejovem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

23/04/2019 às 15:00 
Luan Buzzo e João Victor Coutinho

João Victor Coutinho

Imagem Notícia

 
Na segunda-feira (15/04) o 5º termo de Jornalismo colocou no ar a 53ª edição do Telejovem. A produção contou com a participação de 29 alunos, a orientação foi da professora Thaisa Bacco, além da assistência técnica de Carlos Shirosawa. O telejornal foi composto por seis reportagens e um link.
 
As editorias foram de temas centrais, como saúde, educação, política, economia e esporte. O telejornal tratou de assuntos delicados como o endividamento de municípios e a possibilidade de transexuais e transgêneros poderem trocarem de nome. Mas também trouxe reportagens emocionantes e comoventes, como por exemplo, as histórias da pianista Ana Clara Ramos e do atleta de parabadminton, Rogério Junior.
Acompanhe a TV Facopp que em breve o telejornal estará no ar.
 
O Telejovem teve início em 2009 como um trabalho de TCC, a ideia foi tão boa que a TV Facopp resolveu dar sequência ao projeto. A professora de telejornalismo Thaisa Bacco resolveu apresentar às suas turmas a opção de os próprios alunos produzirem o telejornal. Desde então a produção não parou mais.
 
Este trabalho é a primeira atividade prática dos alunos de Jornalismo com a produção de conteúdos audiovisuais na faculdade. Por se tratar de uma experiência inédita, os desafios são complexos, porém a professora relata que o maior problema nas produções não é técnico e sim de relação interpessoal.
 
“A maior dificuldade que tenho encontrado nos últimos anos vem sendo o relacionamento de equipes. A parte técnica é fácil de ensinar, o que estou buscando trazer também para os alunos é essa relação mais humana”.
 


De plebeia a nobreza

 
A editora chefe do telejornal foi a aluna Helen Gallis, ela ficou responsável de organizar todo o processo de produção. Tinha que orientar todos os grupos, fazer o papel de ponte entre a turma e a professora e ainda dar as ordens no dia da gravação.
 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp%20Image%202019-04-16%20at%2023_52_06%20(1).jpeg


Lidar como autoridade perante os seus colegas de classe foi o maior desafio da Helen como editora chefe. “Eu não gosto de ser a ‘chata’, mas tive que ser em vários momento, quando tinha que fazer alguma correção ou dar broncas”.
 
Tentar agradar a todos foi uma linda utopia em sua imaginação, porém na prática não foi possível. “O editor-chefe tem que intervir e enxergar qual o melhor andamento do trabalho. Tentava agradar todo mundo, mas sempre sai um ou outro desapontado com a sua decisão”, relata Helen.
 
No início o maior medo dela era não conseguir cumprir com a sua função, mas com o passar do tempo foi ganhando confiança. Helen ainda relatou que a professora foi deixando-a segura e totalmente à vontade para que pudesse exercer seu cargo com precisão.   
 
Relato pessoal: Luan Buzzo
 
Pode se dizer que é um sonho realizado, particulamente entrei na faculdade de Jornalismo com o desejo de trabalhar na televisão, em fazer parte de um telejornal. E essa foi a minha primeira experiência com um mundo que sempre sonhei. Foi um acontecimento que jamais esquecerei, e acredito que a turma toda guardará este momento para sempre em suas memórias.
 
Porém o desafio não para! Este foi apenas o primeiro, espero que venham muito mais pela frente, e que a cada experiência possamos melhorar e aprimorar para oferecer um conteúdo cada vez melhor para as pessoas.
 
O 54º Telejovem já tem data marcada, dia 13 de maio de 2019, e que a segunda experiência seja ainda melhor que a primeira.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​