“A informação com credibilidade é indispensável”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

29/04/2017 às 10:00 – Atualizado em: 28/04/2017 às 15:45 
Bruna Leite

Agência Facopp

Imagem Notícia

Gosta de esportes? Veio fazer Jornalismo para trabalhar na área? Então, você não pode perder. O repórter especial da TV Globo Andrei Kampff participará da 22ª Semana de Comunicação da Facopp, na terça-feira (09/05), no Auditório Azaléia, às19h. O jornalista irá palestrar sobre o tema “A grande reportagem no jornalismo esportivo”.
 
Andrei se formou em jornalismo no ano de 1996, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e, em 1998, em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chegou a realizar alguns projetos durante o período da faculdade, foi aprovado na OAB, mas nunca atuou na área, pois sua paixão pelo jornalismo sempre foi maior.
 
O repórter conta que seus pais são jornalistas e que ele cresceu acompanhando o trabalho dos dois. Contudo, Andrei relembra que inicialmente tinha uma resistência em relação à profissão e no dia do vestibular mudou de ideia. “Eu fui para me inscrever em Publicidade e Arquitetura, mas exatamente no dia da inscrição acabei mudando para Jornalismo e Direito. Mudei na hora! Acho que talvez o fato dos meus pais serem jornalistas acabou criando em mim uma certa resistência, mas eu sempre gostei muito de ler, não só livros, mas também revistas e jornais, sempre para me informar sobre o que estava acontecendo. O que me encantava era esse papel do jornalista de apresentar histórias interessantes que podem ser também transformadoras na vida das pessoas”.
 
Andrei trabalhou na TVE RS, Rádio Guaíba, Rádio Cidade RBS TV que é uma das afiliadas da emissora na qual está atualmente. Desde 2003 é repórter especial da TV Globo e, ao longo desses anos, já viajou por mais de 32 países na busca de boas e emocionantes histórias sobre o universo esportivo.
 
“Eu faço atualmente muitas matérias sobre o Palmeiras para o Globo Esporte, mas a pauta é feita diariamente, tudo acaba sendo uma surpresa. No momento estou fazendo uma matéria especial e faço também reportagens para o Jornal NacionalBom Dia Brasil, e nesses casos sobre algum tema mais factual”, conta.
 
Segundo o jornalista quem trabalha com jornalismo esportivo não tem rotina, porém algo indispensável é a necessidade de estar bem informado sobre os acontecimentos diários. “É sempre um dia muito diferente do outro, pois todos os dias é a pauta quem manda na nossa vida, é a rua que manda no nosso dia a dia, aonde devemos estar sobre o que vamos falar. Mas a informação para nós é indispensável precisamos nos informar desde o dia anterior até o momento em que vamos sair para fazer uma matéria”.
 
Andrei também é escritor e há 20 anos escreveu seu primeiro livro, sobre a história da Associação Carlos Barbosa de Futebol. Ele lançou recentemente uma publicação intitulada #Prass38 sobre o goleiro Fernando Prass. O autor não classifica o livro como uma biografia, mas sim como uma história de luta e superação.
 
Troca de experiências
 
Para o palestrante é importante o contato dos alunos com profissionais que já atuam na área. “Eu sempre acho interessante esse contato do mundo acadêmico com quem já está no mercado de trabalho e atua nessas plataformas de informação e criação de conteúdo. Acho que é um aprendizado de mão dupla porque o mundo universitário traz uma gama de ideias sempre interessantes de se conversar e ouvir”, afirma Andrei.
 
De acordo com o repórter, existem mudanças no jornalismo que vão se apresentando principalmente em função das novas mídias que estão sendo criadas. “É uma profissão que está em permanente transformação e apresentar isso para os estudantes é interessante até porque, quando eles entrarem no mercado de trabalho, eles vão estar justamente vivenciando essa transformação pela qual passa a profissão de jornalista”.
 
Andrei conta que pretende falar de grandes reportagens, assim como também abordará questões relacionadas à importância do jornalismo e da apuração, diante dessa nova realidade das informações multiplicadas via redes sociais.
 
“Agora em função das novas mídias as pessoas querem a informação de uma maneira diferente, interessante, curiosa, que precisa ter conteúdo jornalístico, pois a informação com credibilidade é indispensável”, finaliza.
 
Não perca a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo das grandes reportagens esportivas.
 
Participe da 22ª Semana de Comunicação da Facopp, faça sua inscrição por meio do link. O preço para assistir todas as palestras é de R$60 e cada workshop R$15.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.