Adaptações cinematográficas de livros fazem sucesso entre jovens 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Caroline Araújo (editora), Inês Becegato (pauteira), Lorrayne Rosseti (repórter) e Vinicius Dalama (fotógrafo), especial para Escola de Comunicação
13/09/2023 às 12h

Leandro enxerga por trás de Heartstopper uma história de amor e inclusão (Foto: Vinicius Dalama)

O sucesso das plataformas streamings entre os jovens que buscam filmes e séries como forma de entretenimento estão em alta, ainda mais com as adaptações de livros para obras cinematográficas, atraindo principalmente os leitores.

Alguns casos mais recentes são:

  • Daisy Jones and The Six: uma história de amor e música
  • Heartstopper;
  • Vermelho, Branco e Sangue Azul;

Estes livros se transformaram em séries e filme este ano pelas plataformas Prime Vídeo e Netflix. Além disso, o seriado de Piercy Jackson – obra literária – está previsto para ser lançado ainda este ano pela Disney+, gerando expectativas entre os leitores da saga.

Expectativa vs Realidade

Histórias de amor, fantasia, aceitação e ficção correlacionadas ao mundo jovem encantam os leitores através de páginas, mas será que, ao ser adaptado para as telas, a essência continua sendo a mesma?

“Na minha época, eu achava que me esconder de tudo era mais fácil e seguro. Mas a solidão nem sempre era melhor”, frase extraída do HQ Heartstopper (Foto: Vinicius Dalama)

O estudante de 2° termo de Jornalismo, Leandro Pinheiro já leu todas as obras citadas nesta reportagem e, assim que soube dos lançamentos nos streamings, foi conferir os conteúdos e se impressionou principalmente com a adaptação de Heartstopper. “É fiel ao nível de comparação com o cine gibi da Turma da Mônica quando eles fazem as histórias virar filmes. O Franjinha colocava as revistas em uma máquina e elas viravam filmes. Heartstopper é desse jeito”, comparou.

Leandro ainda menciona a importância que a obra teve em sua vida pessoal por trazer vivências dos personagens LGBTQIA+ e ensinar sobre aceitação e acolhimento de pessoas da comunidade. Ainda assim, ele afirma se identificar mais com Vermelho, Branco e Sangue Azul, que trata dos mesmos temas, mas de uma forma mais cruel e realista. “Enquanto Heartstopper está na fase da adolescência, com problemas de adolescentes; Vermelho, Branco e Sangue Azul acabou trazendo uma realidade um pouco mais próxima da minha por estar trabalhando com jovens adultos. Ele traz um incentivo necessário, palavras que a gente precisa ler.” 

Maria Clara Catuchi, estudante do 2° termo de Jornalismo, que é uma grande fã da saga literária de Piercy Jackson, acredita que os livros fizeram ela entrar no mundo da mitologia grega, sendo uma grande distração durante a pandemia. No entanto, as adaptações cinematográficas não foram do seu agrado e ela espera que a série prevista para ser lançada seja melhor. “Os filmes de Piercy Jackson fogem da trama, não tem nada a ver com o livro. Mas a série tem tudo para ser boa.”

Sobre Daisy Jones and The Six, Maria Clara tem uma visão diferente. A estudante enxerga a série como fiel ao livro e até com mais conteúdo para entender a história. Leandro compartilha da mesma ideia, pois vê o seriado como mais uma versão da ficção e acredita que as adaptações são uma oportunidade de mais pessoas procurarem conhecer as literaturas.

 Maria Clara relembra a história por trás das páginas de Daisy Jones and The Six (Foto: Vinicius Dalama)

Confira a sinopse de cada obra

Daisy Jones and The Six: uma história de amor e música

A história do livro e série se inicia no ano de 1977, quando a banda Daisy Jones & The Six saiu da obscuridade e alcançou o estrelato. Mas o grupo acabou abruptamente, deixando os fãs desolados. Décadas depois, os integrantes finalmente concordam em abrir o jogo e revelar a verdade.

Heartstopper

É um romance gráfico britânico de drama adolescente escrito e ilustrado por Alice Oseman. A webcomic foi adaptada na série homônima dirigida por Euros Lyn e lançada em 2022, a série é um original da Netflix e até o momento tem 2 temporadas, e mais uma confirmada.

Vermelho, Branco e Sangue Azul

O livro e o filme trazem a história de Alex, o filho da presidenta dos Estados Unidos, que se envolve em uma confusão com o príncipe britânico Henry, o que gera uma crise internacional de imagem. Os dois são grandes rivais, mas fingem que são amigos pelo bem de seus países. Porém, essa relação fria começa a derreter e dá lugar a um sentimento intenso e novo para os dois.

Percy Jackson

Percy Jackson & the Olympians é uma série literária composta por cinco livros de aventura, romance, suspense e fantasia. Já ganhou duas adaptações cinematográficas, os filmes: Percy Jackson e o Ladrão de Raios, em 2010, e Percy Jackson e o Mar de Monstros, em 2013. Este ano, a saga será adaptada para a Disney+ em formato de seriado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​