Aluna de Jornalismo se une à irmã, de Direito, e apresenta Constituição para crianças

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12/11/2019 às 21:22
Colaborou: Larissa Biassoti
Mariane Pracânica e Melyssa Santos, especial para o Portal Facopp

Irmãs Biassoti, ao centro, com os alunos que participaram do projeto (Foto: Cedida)

Entender a Constituição Federal não é tarefa fácil para quem não é da área de Direito. Mas fazer crianças entenderem os princípios deste documento tão importante para o Brasil, é um desafio ainda maior. E foi pela vontade de vencer mais um obstáculo antes da formatura e ainda realizar o sonho de produzir ciência junto à sua irmã gêmea, que a aluna do último termo de Jornalismo da Facopp, Larissa Biassoti, resolveu focar seu projeto da disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela professora Thaisa Bacco.

Larissa aproveitou a liberdade que a disciplina oferece e desenvolveu seu projeto junto com sua irmã, Letícia Biassoti, aluna do curso de Direito da Unoeste. Como possuíam o desejo de trabalhar juntas, uniram seus conhecimentos e desenvolveram um projeto científico que tinha como objetivo ensinar crianças sobre a Constituição Federal, refletindo na produção de conteúdo por meio do audiovisual como resultado.

Por se tratar de um conteúdo complicado, antes de iniciarem na sala de aula do 8º ano da escola estadual Maria Luiza Formosinho Ribeiro, onde aplicaram o projeto, montaram uma cartilha com uma linguagem infantil, para que os alunos pudessem compreender o assunto abordado.

O processo de aprendizagem não ficou apenas na sala de aula. Larissa conta que além de slides e livros, utilizaram de dinâmicas com bexigas e até mesmo corrida em quadra para melhor compreensão, já que o assunto é importante, mas possui uma linguagem mais complexa para crianças.

”A Constituição Federal é uma coisa que todos precisam conhecer para entender o porquê tem esse direito, esse dever, essas limitações e obrigações. E se você aprende desde criança, entende os valores de cidadania, de respeito, enfim, todos os princípios que passamos”, explica Larissa.

Apesar de a aplicação em sala ter sido iniciada quatro meses atrás, Larissa e Letícia estão há mais de um ano desenvolvendo o projeto, que resultou no “Festival de Curtas-Metragens: Plenário da Câmara”, onde foram apresentados os curtas produzidos pelos alunos na última sexta-feira (08), na escola estadual.

O feedback positivo veio de todos os lados. O professor de história, Marcos Delgadinho, demonstrou entusiasmo com o projeto. “Dá orgulho de ver o fruto desses alunos produzindo junto com o projeto. É um leque de possibilidades para explorar o talento deles”.

A aluna Hevelyn França conta que o projeto foi importante para que eles aprendessem além do que conheciam. “A gente já aprende sobre a Constituição Federal, mas com o projeto aprimoramos nossos conhecimentos. Na hora de filmar foi muito legal e o que eu não sabia sobre editar vídeo, aprendi com ajuda das meninas”.

Aline dos Santos, mãe da aluna Ana Vitória, conta emocionada que a filha passou por um processo delicado de saúde e o projeto fez bem para ela. “Para ela era muito gratificante participar, eu via seus olhos brilharem. O projeto falou sobre preconceito, que era o que ela estava sentindo, e isso mexeu muito comigo”.

Os reflexos daquilo que aprenderam com o projeto não demoraram para aparecer, levando para Larissa e Letícia, a sensação de dever cumprido. “Eles não se bastaram em apenas estar aqui presentes, eles vieram ajudar a Letícia. A gente vê o que eles aprenderam em sala ser refletido na prática. Mostra cidadania, respeito ao próximo, o olhar para o outro”, relata Larissa.

Larissa finaliza dizendo que as crianças são muito participativas e cuidadosas com o que aprenderam. “Eles têm cuidado com os dois fatores: direito e audiovisual. E é muito bonito ver refletido da maneira deles, que são crianças”.

Quer conhecer os vídeos produzidos? Então acesse o link.

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