Júlia Fatinansi
18/10/23, às 18h
O Festival de Criação é um evento de grande relevância no cenário da comunicação brasileira. Seu período de duração é de três dias e conta com palestrantes nacionais e internacionais, que compartilham informações e experiências. Além disso, também conta com muitas premiações.
Neste ano, as alunas de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Lilian Medeiros e Thatiane Freitas, e o ex-aluno Adriano Sato foram destaques no festival e receberam algumas premiações.
Categoria Estudante
Na edição deste ano, as estudantes Lilian Medeiros e Thatiane Freitas receberam um prêmio na categoria. Com o projeto “Safe Cell”, as alunas conseguiram chegar ao shortlist, isto é os 10 melhores boards do evento. Tathiane afirma que entrar nessa lista é uma validação do trabalho e que essa conquista dá muita motivação para alcançar uma colocação ainda mais alta.
“Foi uma experiência ótima! Nunca tinha ido em um evento como este, então foi muito bom estar no meio de tanta gente da nossa área e ainda participar de várias palestras incríveis sobre diversos assuntos atuais que eu não conhecia.”
Um grande passo na vida profissional:
“O tempo todo fiquei pensando: Meu Deus, eu vim de Martinópolis e olha onde estou!”, conta Lilian.
Ela deseja agora seguir o conselho que recebeu em uma das palestras que participou: tentar, mesmo que esteja com medo. Neste momento, a aluna quer se conectar com as pessoas que conheceu por lá e aproveitar as oportunidades que cruzarem o seu caminho.
Tanto ela, quanto sua dupla mencionam a importância do evento para aumentar a sua rede de networking. “Para mim, o Festival é muito importante, não só pelas palestras, mas pelo networking! Estar ao lado de pessoas grandes no mercado é um privilégio enorme”, afirma Thatiane.
Adriano Sato, um grande destaque do Festival
Adriano Sato brilhou no Clube de Criação. Ele diz que a universidade teve um papel muito importante para descobrir uma paixão que, até então, ainda não sabia que existia. Ele iniciou sua caminhada acadêmica no curso de Jornalismo, mas, depois de começar a estagiar na redação da agência MWitêr, apaixonou-se pela área e mudou para o curso de Publicidade e Propaganda.
“Ter começado a estagiar já no segundo semestre foi importante para mergulhar ainda mais na área publicitária e isso abriu diferentes portas e sonhos”, afirma Sato.
De Prudente para Cannes!
Além dos prêmios no Clube de Criação, o prudentino destaca uma conquista muito importante: a premiação no Cannes Lions International Festival of Creativity, o maior festival de criatividade e publicidade do mundo, em 2023.
Adriano conta que as campanhas “Bring Home The Bud” e “Atura O Baile” foram premiadas não somente no Clube de Criação, mas também no Cannes. Sendo que um deles levou um dos maiores prêmios do festival: o Leão de Titanium, o terceiro da história do Brasil e o primeiro do país em 12 anos.
Conselhos
Sato diz que é fundamental ser curioso na essência e não ter preconceito com nada, ouvir todo tipo de música, assistir todo tipo de filme, do bom ao ruim, do trash ao cult, afinal as marcas têm públicos distintos, de classes sociais, gerações e gostos diferentes.
Seu último conselho é se manter inquieto.
“Não quer dizer que se você for super dedicado as coisas vão acontecer, mas posso garantir que se você for dedicado, suas chances vão ser maiores. Vai depender de inúmeros outros fatores que fogem do seu controle, mas te deixa um pouquinho mais perto de conquistar alguma coisa. Eu gosto de ajudar todo mundo, porque fui muito ajudado quando cheguei em São Paulo. Então, se alguém quiser um help pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail: adrianossato@gmail.com. O que eu puder fazer pra ajudar alguém que tenha o sonho de vir para São Paulo, eu vou fazer”, finaliza.