Bate-papo promove debate sobre o papel do jornalista na sociedade e na política

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Egresso da instituição dá dicas aos alunos sobre estudos e incentiva a busca pela carreira de assessoria de imprensa

Júlia Guimarães
15/05, às 16h

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-05-20-at-13.40.16.jpeg
Foto: Cedida/Júlia Fatinansi

Para falar sobre jornalismo político e assessoria de imprensa é essencial relembrar da história que veio anterior a nós. Essa foi uma das dicas essenciais que o jornalista e diretor de Comunicação Institucional da Câmara de Presidente Prudente, Maycon Morano, deu aos alunos do 3º e 7º termos de jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais. O evento realizado, dia 12/04, fez parte da disciplina Jornalismo empresarial, ministrada pela professora Giselle Tomé. 

No bate-papo, Morano ressaltou a importância do jornalista para as relações do cotidiano. Segundo ele, o jornalismo, principalmente o político, fala sobre o cidadão, o dia a dia e, por isso, pode ser com que algumas coisas saiam do controle. 

“Não são todos que compreendem o papel do jornalista. O papel do jornalista é colocar o dedo na ferida. A maioria dos políticos não compreendem esse papel porque a sociedade não compreende. O político é o reflexo da sociedade. Nosso papel como jornalista é educar a sociedade. E nós, como assessores de imprensa, tentamos contornar isso”, pontuou durante a conversa. 

No encontro, Morano também ressaltou a importância da assessoria de imprensa para o poder legislativo e deu dicas para quem deseja um dia atuar na área.

“O jornalista do político deve saber tudo do político, da vida do político. Precisa saber de coisas pessoais dele para resolver os problemas políticos. Para saber contornar os problemas que aparecem no dia a dia. Assessor político é um grande produtor de notas porque qualquer coisa que possa dizer de forma antecipada, vai estar gravado com você para sempre. O assessor do político tem que dar a dedos, com muito cuidado. E deve saber a maioria das coisas e questões pessoais que podem afetar o dia dele”, argumentou. Ele também deu dicas para o mercado de trabalho que valem para a vida inteira.

“O jornalista em si, tem que ter raciocínio rápido para qualquer coisa, às vezes, você tem que pegar as nuances e o raciocínio não funciona se não utilizar a mão. Anotar faz refletir o que está escrevendo. Escrever é projetar o pensamento de forma mais prática. Precisa ter raciocínio rápido”, indicou Morano.

Percepção 

Para os alunos de jornalismo, o bate-papo com o convidado foi uma experiência única. “A palestra foi muito interessante. O Maycon não só trouxe a experiência de quem trabalha há um bom tempo com assessoria de imprensa e jornalismo político, mas também dicas valiosas para se fazer um bom jornalismo, seja em qual área for. Eu comecei a trabalhar com assessoria a pouco tempo e já vou me ligar muito mais nas leituras e técnicas que ele compartilhou para desenvolver um trabalho de excelência”, disse o aluno do 3º termo, Leandro Pinheiro.

Já para Júlia Fatinansi, também do terceiro termo de jornalismo, a escolha do tema da conversa foi importante para todos os alunos do curso, sobre o quanto o jornalista precisa da política. 

“E uma coisa que me marcou muito foi quando o Maycon falou da questão que o jornalista precisa da política. Então, o jornalista precisa aprender a gostar de política porque apesar de você não querer trabalhar com política, de certa forma, ela vai estar envolvida na área que você for escolher”, afirmou.

Júlia também argumentou que a palestra lhe serviu de inspiração para o futuro no mercado de trabalho. “Uma coisa que ele falou que eu achei muito legal, muito interessante, foi a questão dele ter começado do zero. Ele teve um começo e, como a gente pode ver, o pessoal do sétimo termo que está começando agora também no mercado de trabalho e não é fácil. É algo que depende muito de você e que você tem que querer muito, buscar muito”, disse. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​