Saúde mental é destaque da quinta mesa-redonda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Paula Falconi
05/06/2024 às 16h40

A neuropsicóloga Joselene Alvim participa do último bate-papo promovido pelo primeiro termo de Publicidade (foto de Amanda Mayumi)

O auditório Jacarandá, no campus 2, da Unoeste, ficou cheio para ouvir a psicóloga e neuropsicóloga, Joselene Alvim, falar sobre o tema “A Importância dos cuidados com a saúde mental”. O evento ocorreu no dia 28/05, e foi organizado pelos alunos do primeiro termo de Publicidade e Propaganda. Estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Comercial participaram.

A atividade faz parte da quinta e última mesa-redonda, atividade proposta pela professora Giselle Tomé, através da disciplina Comunicação em Prática, que trouxe debates com vários temas ao longo do semestre.

O objetivo é que os próprios alunos façam o planejamento, divulgação e organização do evento a partir das diretrizes propostas em sala e desenvolvam o trabalho de planejamento, cerimonial, organização, recepção, e encerramento do evento.

Nesta oportunidade, os alunos convidados puderam fazer perguntas pertinentes ao tema a psicóloga, que iniciou sua fala mencionando que saúde mental se dá à partir da nossa capacidade e resiliência de lidar com as situações que vivemos diariamente, principalmente com a forma que lidamos com frustrações, e a forma que as encaramos e convivemos com ela fará total diferença.

Alvim mencionou que a atividade física é uma das melhores alternativas para manter a nossa saúde mental, pontuou que podemos ser sensíveis com a dor do outro estando sempre à disposição para ouvir e ajudar caso seja solicitado, mas que temos que ter cuidado para não invadir o espaço do outro, a não ser que seja um caso grave de doença mental, aí sim, sendo necessário intervenção.

A psicóloga comentou também sobre o tabu relacionado aos cuidados com a saúde mental, sobre tratamento terapêutico e como essa discussão é importante nos dias atuais, onde tudo é muito rápido e os níveis de estresse aumentam consideravelmente com as demandas da vida.

Reflexão

O tema redes sociais esteve presente na pauta da convidada, nos fazendo refletir no ponto em que tudo pode ser editado, a melhor aparência, o melhor emprego, a melhor família, dentre outras, e não devem ser comparadas com as nossas vidas. Ter o discernimento de que não precisamos nos comparar traz benefício. O bate-papo finalizou com pergunta da aluna Emanueli de Oliveira do primeiro termo de Publicidade sobre tratamento de silêncio em termos de violência psicológica, Jô Alvim respondeu que violência psicológica é a pior violência de todas, uma vez que é sempre muito sucinta e é necessário ser percebida por quem sofre. Trazer o agressor para uma conversa madura e sinalizar que foi percebida essa violência é uma das formas de reação.

Surpresa

A organização finalizou a quinta mesa com sorteio de um brinde onde todos os participantes concorreram, e quem ganhou foi a aluna do primeiro termo de Publicidade Sofia Panvéchio.

A professora Giselle Tomé faz um balanço de todos os eventos realizados.

“Os alunos conseguiram atender a proposta de forma exitosa. Tenho certeza que cada evento foi um aprendizado. Estou extremamente feliz com os resultados e em ver a superação de cada um na realização das atividades”, pontua.

A professora conta que as mesas com convidados finalizaram, porém, na próxima terça (04/06), será realizada a mesa de encerramento onde os alunos irão ver todo o processo que passaram durante o semestre. “Será um momento festivo”, conclui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​