18/12/2018 às 10:09 – Atualizado em: 18/12/2018 às 12:44
Heloisa Lupatini
Jhey Rodrigues
A largada foi dada! Agora os trabalhos de conclusão de curso de Publicidade participam da ExPP. No primeiro dia (10/12) do evento, o Buriti contou com a presença de alunos, familiares, professores e profissionais da área de publicidade. Foram apresentados somente trabalhos em formato de artigo científico.
Os alunos tinham 15 minutos para apresentar seus projetos e então um professor ou algum profissional do mercado era convidado tinha 5 minutos para fazer comentários sobre o que havia sido apresentado.
“Nos trabalhos de hoje eu observei que os alunos e professores tiveram muito cuidado com as questões metodológicas e com o marco teórico. De modo geral, os trabalhos estão muito legais. O curso de Publicidade e Propaganda tem mais vocação mercadológica do que científica, então nós abordamos mais essa área também. Hoje foi prova de que a Facopp está muito preocupada com o produção científica, possibilitando ao aluno querer avançar cientificamente na comunicação”, comenta o professor Matheus Monteiro de Lima, supervisor de TCC do curso.
Apresentações
Os primeiros a se apresentarem foram os alunos Gabriel Trindade Ferreira e Sidnéia Lins Souza com o trabalho intitulado O uso do arquétipo na construção empoderamento na campanha “Beleza que faz sentido” da marca Avon. O trabalho passou pela banca de qualificação compostas pelas professoras Mariangela Barbosa Fazano Amendola, Fernanda Sutkus de Oliveira Melo e Larissa Crepaldi Trindade.Durante a apresentação os estudantes explicaram que arquétipos são as imagens primordiais criadas no inconsciente coletivo.
Nesse projeto a dupla estudou o caso da campanha “Beleza que faz sentido” da marca Avon, nessa ação a marca utilizou as revendedoras como modelos, contou histórias de superação e explicou termos ligados ao feminismo e ao empoderamento. Eles discutiram a importância das marcas e dos profissionais da área entenderem o uso dos arquétipos e os cuidados que devem tomar com discursos de empoderamento.
O artigo apresentado por Mayara Cristina Doria de Oliveira ganhou nome de Propagandas Abusivas: uma abordagem sob a ótica do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. A banca de qualificação era composta pelos docentes Alexandre Lucas Bavaresco Macedo, Fábio Rabelo e Mariangela Barbosa Fazano Amendola.
A aluna explicou que o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) tem a função de examinar as propagandas veiculadas na mídia, e que o órgão age por meio de denúncias de concorrentes e consumidores. Mayara ainda distinguiu a propaganda enganosa, quando o consumidor é induzido ao erro, da propaganda abusiva, e o consumidor se sente ferido. Para a pesquisa, a discente analisou três casos.
Mayara acredita que com seu trabalho as pessoas estarão mais atentas às propagandas. “Acredito que a partir de agora as pessoas vão ver as propagandas de um modo diferente, analisando se tem ou não algum abuso nelas.”
A aluna Julia Maria do Carmo Dias Paião apresentou o trabalho Marketing Esportivo: estudo de caso sobre o Sport Clube Corinthians Paulista. Sua banca examinadora era composta pelos professores Priscila Guidini de Oliveira, Renato Pandur Maria, Alexandre Lucas Bavaresco Macedo e Larissa Crepaldi Trindade.No projeto a discente analisou o período no qual o clube passou pela dificuldade de cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2007 até o momento em que o time foi campeão da Copa Libertadores da América em 2012.
Sobre a escolha da temática, a estudante comenta que conseguiu unir suas duas paixões, o marketing e o time de coração. “Desde o começo da faculdade foi uma área que me identifiquei muito e sempre a escolhi para trabalhar, por isso já sabia que iria trabalhar com o marketing nesse projeto. E o Corinthians é outra coisa que eu gosto muito”, conta a aluna.
Quem fez os comentários sobre o trabalho de Julia foi Lilian Fontes, gerente de marketing do site FutFanatics. Ela comenta que hoje em dia os fanáticos não chamam mais o uniforme do time de camisa, mas sim de manto e que esses torcedores compram não só camisetas, mas um enorme portfólio de produtos dos times e acrescenta que os clubes atentos a isso querem se fazer presentes em todos os momentos da vida de seus seguidores por isso investem tanto em seu marketing e seus produtos.
Outra dupla que realizou o trabalho sobre os arquétipos foi a de João Victor da Silva Santos e Maria Clara Alcanfôr Marra. Eles apresentaram um artigo intitulado de A construção da imagem de uma marca: a função dos arquétipos no relacionamento das empresas com seus consumidores.O projeto foi avaliado na banca de qualificação pelas professoras Larissa Crepaldi Trindade, Mariangela Barbosa Fazano Amendola e Fernanda Sutkus de Oliveira Melo. Em seu projeto os alunos apontaram que não é o possível uma marca crescer sem ter um bom nome e que o arquétipo é uma ferramenta primordial. Para exemplificar os universitários utilizaram dois casos de sucesso de duas marcas diferentes da empresa de ração Total Alimentos.
Em seu comentário a professora Fernanda destacou que o artigo da dupla foi o único que não deve que passar por correções após a banca de qualificação e que o trabalho ficaria de referência para outros estudantes.
O poder dos influenciadores digitais no plano de comunicação das marcasé o título do trabalho apresentado por Bárbara Stefanye Riga de Araújo, Isabela Santos Reina, Kevelen Lopes Carreira e Yelle Carolina Alves Pereira. Na banca de qualificação elas foram avaliadas pelas professoras Fernanda Sutkus de Oliveira Melo, Larissa Crepaldi Trindade e Mariangela Barbosa Fazano Amendola. As alunas analisaram campanhas que utilizaram os influenciadores digitais e apontaram que esse tipo de emissor dissemina rapidamente a mensagem para diversos consumidores, porém é preciso que a mensagem e a imagem que o influenciador passa estejam de acordo com o que a marca prega.
O último trabalho apresentado foi chamado de Semiótica como ferramenta publicitária para marca. Os alunos Tamires Suane Ramos Lima e Vitor de Castro Santos passaram pela banca qualificadora composta pelas professoras Mariangela Barbosa Fazano Amendola, Fernanda Sutkus de Oliveira Melo e Larissa Crepaldi Trindade. Em seu artigo os estudantes avaliaram frames do vídeoda campanha da Versace em homenagem ao seu criador Gianni Versace utilizando a semiótica para realizar as análises
“Quando nós nos deparamos com o tema tinha uma variedade muito grande de análises, mas nem todas elas são iguais. Primeiramente nós quisemos trazer esse conhecimento, pois a maioria das análises é feita em peças que não tem movimento e nós fizemos com base em um vídeo, então quisemos contribuir com a análise de quem estiver estudando um conteúdo audiovisual”, avalia Vitor.