Alunos da Facopp participam de bate-papo com Isabele Benito

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

28/08/2020 às 18h30
Daniel Alvarez

Bate-papo foi realizado por meio da ferramenta de reuniões Google Meet (Foto: Captura de Tela)

A aula de Telejornalismo III, aplicada pela professora Thaisa Bacco aos discentes do 6º termo de Jornalismo, ganhou um ar especial, na noite de quinta-feira (27/08). Isso porque ela contou com a presença de Isabele Benito, jornalista formada pela Facopp e apresentadora do SBT Rio. O bate-papo se estendeu das 19h30 às 21h, e nele foram tratados desde assuntos estudados pelo discentes, como o sensacionalismo e a interatividade, até questões mais pessoais sobre a carreira da ex-facoppiana.

Como ponto de partida da conversa, Thaisa pediu para que a jornalista contasse aos alunos as diferenças entre o modelo tradicional das redações televisivas e o atual. Isabele explicou que a principal diferença se encontra na etapa de produção, sobretudo em grandes capitais, como é o Rio de Janeiro. “Quando comecei, a gente trabalhava num formato que era baseado em produzir o jornal para o outro dia, produzir as matérias. Isso ainda acontece, mas o que foi planejado cai praticamente todo dia”, disse.

Na sequência, o espaço de perguntas foi cedido aos alunos, que abordaram temas estudados na disciplina de Telejornalismo III e curiosidades sobre a prática da profissão. Um dos questionamentos partiu de Bárbara Munhoz, que perguntou se a jornalista já havia enfrentado alguma dificuldade na carreira pelo simples fato de ser mulher. Em resposta, Benito disse que ser mulher é um desafio diário. “Várias vezes você precisa se impor e saber driblar coisas que um homem não passaria. Então é preciso sempre se impor quando você avança espaços que estruturalmente é do homem.”

Ao levar em conta que Isabele trabalha com jornalismo policial e enfrenta imagens e notícias fortes grande parte do tempo, uma outra questão partiu de Jady Alves, que perguntou como a apresentadora lida com o emocional. Como resposta, explicou que na atuação jornalística com o passar do tempo se cria uma blindagem emocional, mas que, apesar disso, o profissional precisa continuar sendo ser humano.

Após responder diversas outras questões dos alunos, Benito contou um pouco mais de seus projetos que incluem um reality show de cozinha, um canal no Youtube e até mesmo o lançamento de um livro, fora os trabalhos que ela já realiza na TV e no rádio. E com o seguinte recado a jornalista se despediu dos facoppianos: “Entendam, sucesso faz parte, mas o caminho dele é muito mais bonito se construído com prestação de serviço. O jornalismo é prestação de serviço, eu entendo isso a cada dia.”

BATE-PAPO PRODUTIVO

A oportunidade de conversar com um profissional que atua na área trouxe grandes expectativas em relação à profissão para os discentes do 6º termo. Natália Feitosa conta que para ela a conversa com a jornalista serviu como um incentivo. “É muito legal a gente ver um aluno que se formou na Facopp crescer e ter esse destaque. É fundamental a gente ter a consciência de que podemos chegar longe.”

Para Bárbara Munhoz, o bate-papo foi importante por proporcionar a ela e aos colegas de sala relatos de experiências externas à graduação. “Ter a Isabele conosco, compartilhando tudo isso sob a ótica de um contexto regional totalmente diferente do nosso, hoje, foi muito bacana.”

Por fim, Thaisa afirma que o contato dos discentes com profissionais da área é importante pois os aproxima da prática e os faz entender o que está acontecendo no mercado de trabalho. A professora elogia ainda a participação dos alunos na conversa. “Os estudantes estavam muito bem preparados, fizeram perguntas extremamente pertinentes, muito elogiadas pela jornalista Isabele Benito. Foi um nível de discussão muito alto, realmente foi muito bem aproveitado esse tempo pelos estudantes do 6º termo de Jornalismo”, finaliza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.