Alunos de Jornalismo e Publicidade desenvolvem blog de temática livre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

05/06/2017 às 14:00 – Atualizado em: 08/06/2017 às 09:00 
Sandra Prata

Guilherme Suzuqui

Imagem Notícia
“Produção gráfica II envolve web e nada melhor do que começar a trabalhar pelo blog para depois passar para um site, hotsite etc.”, afirma Fernanda

Da escolha de um tema até a criação de uma logo, os estudantes do 3° termo de Jornalismo e Publicidade e Propaganda passaram pela criação de um blog na disciplina de Produção Gráfica II, ministrada pela professora Fernanda Mello. De acordo com a docente, a prática de criação de um blog se entrelaça com o assunto da disciplina que envolve web.
 
“O projeto irá agregar na relação dos alunos com a mídia online como  sentirem diferença em relação à mídia impressa, faz com que entendam e diferenciem bem os dois tipos de mídia”, ressalta Fernanda. Além disso, ela acredita ser importante para os alunos terem voz no meio online atendendo principalmente ao foco da disciplina que é auxiliar no desenvolvimento de um produto da mídia online.
 
Sobre a avaliação final dos produtos, a docente frisa que irá avaliar toda a construção e não apenas o resultado. “Cada vez que a gente se junta e conversa, o grupo apresenta alguma coisa, eu vejo o andamento desse projeto e avalio como que cada um conseguiu avançar as etapas”. Alguns dos critérios avaliativos serão: criação do logotipo, a harmonia visual do blog, se está ao encontro com o tema, a diagramação das postagens, entre outros.
 
Bons frutos
 
Um dos blogs que nasceram da atividade prática foi o “CineTeca” dos alunos do 3° termo de Jornalismo Brenda de Oliveira, Janaina Tavares e Jõao Victor Martins. A finalidade da página é trazer opiniões sobre filmes e séries e auxiliar aos estudantes a escolherem o que assistir. Eles pretendem continuar com as postagens mesmo depois do término da disciplina e, segundo Janaína, todo o conhecimento adquirido foi válido. “Acho que foi bom ter conhecido as plataformas possíveis de blog por que antes eu não tinha conhecimento delas despertou meu interesse e a interatividade que você pode ter com elas”.
 
Outro blog que surgiu foi o “Prudente em toda pArte” uma parceria entre os estudantes Evandro Brandi e Larissa Biassoti, ambos do 3° de Jornalismo noturno e matutino, respectivamente. Evandro conta que a escolha do nome teve o intuito de fazer nexo com o assunto que iriam abordar. “Nosso blog é sobre cultura na cidade de Prudente então relacionou o nome da cidade com a Arte no pArte”. A temática das postagens varia entre eventos como teatros, dança, música, entre outras. O estudante ainda frisa que este é o primeiro contato que tem com a mídia online e a prática fez com que se habituasse à linguagem do veículo.
 
Já o foco do blog do estudante do 3° de Publicidade, Gabriel Fernandes, é endomarketing camado Workland. Segundo ele, é uma técnica para melhorar o desempenho de empresas mudando o desempenho dos funcionários. “Eu acredito que quando o funcionário trabalha empenhado, acreditando no que a empresa tem a oferecer e no valor dela você consegue um processo melhor”. Gabriel ressalva que a escolha pelo tema se deu devido a à perspectiva do assunto que está em crescimento hoje. “Essa questão de valorizar o funcionário e valorizar o cliente, se eu souber isso desde o começo eu vou conseguir transmitir isso quando eu me formar bem melhor”, conclui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​