Alunos de Publicidade aplicam questionário sobre as marcas na redes sociais

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16/11/2017 às 16:00 – Atualizado em: 16/11/2017 às 17:20 
Júnior França

Leandro Nogueira

Alunos passam pela primeira fase da pesquisa, a aplicação de questionários


Os graduandos do 4º termo de Publicidade e Propaganda dos períodos matutino e noturno, entre os dias 7 e 14 de novembro, aplicaram questionários de pesquisa de mercado em turmas de Publicidade, Jornalismo, Administração, Direito e Psicologia. O intuito foi avaliar as relações dos alunos com as marcas nas redes sociais. O trabalho faz parte de uma das atividades da disciplina de Estatística e Pesquisa de Mercado, orientadas por Gabrielle Ribeiro e Lorena Galdino.
 
O objetivo da atividade é entender como os jovens se comportam nas redes sociais on-line e como se relacionam com as marcas nessas plataformas, além de buscar dados para compreender o que de fato chama atenção do consumidor, quando se trata da publicidade de algumas empresas.  Como a pesquisa é composta por várias etapas, os alunos estão na fase do questionário, mas depois seguem para a amostragem, coleta de dados, tabulação, análise e elaboração do resultado final.
 
A pesquisa aplicada pelos futuros publicitários foi do tipo descritiva, utilizando uma abordagem quantitativa para analisar os dados estatisticamente. Durante as aulas da disciplina de Pesquisa de Mercado, os docentes explanaram os objetivos e os problemas a serem encontrados, já nas aulas de Estatística, os alunos efetuaram cálculos amostrais e definiram o número de estudantes que deveriam responder aos questionários.
 
De acordo com a docente Gabrielle, a atividade é importante para o desenvolvimento da sala, porque no trabalho eles têm a oportunidade de ver na prática como funciona a aplicação. “Além disso, vão entender a importância de conhecer os outros procedimentos estatísticos para analisar os resultados”. Ela ainda destaca que outro fator importante é a transdisciplinaridade, pois, com esse trabalho, os alunos irão visualizar uma intercomunicação entre as disciplinas, tratando de um tema comum entre elas.
 
Na prática
 
Fabiana Coutinho, aluna no 4º termo de Publicidade, destaca que a parte difícil não ficou apenas na construção da pesquisa, mas também na aplicação, devido ao espaço de tempo dos intervalos e afazeres do dia. “Foi interessante porque foi possível ver quantas pessoas preferem uma marca, estilo, e quais são suas redes sociais preferidas para acompanhar as marcas, e esse é o real objetivo da pesquisa.”
 
Já João Pedro da Cruz afirma que a atividade aproxima os alunos da realidade do mercado, e que a definição do escopo foi de extrema importância para a aplicação dos questionários. Ele ainda assegura que as atividades interdisciplinares exemplificam como serão aplicados os conceitos na vida profissional.
 

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