Alunos de Publicidade e Propaganda apresentam o projeto Vira Galo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

17/04/2017 às 11:00 – Atualizado em: 18/04/2017 às 19:38 
Bruna Leite e Simone Ramos

Na noite de quarta-feira (12/04), os alunos de Publicidade e Propaganda da Facopp apresentaram no auditório Jacarandá, o projeto Vira Galo, que foi desenvolvido pelos estudantes do 7º termo dos períodos da manhã e noite. Estiveram presentes o vereador Ivan Júnior Lima Barboza e o secretário de turismo Gustavo de Oliveira.

A coordenadora do curso de Publicidade, Larissa Trindade, realizou a abertura do evento. Segundo ela, ao longo do último ano capacitações feitas pela própria Unoeste resultaram na nova metodologia de ensino do curso. “Solicitavam algumas alterações no método de ensino e aprendizagem, e a partir de então, a chamada Metodologia Ativa vem sendo utilizada, e com isso o projeto Vira Galo foi incorporado na grade curricular do 7º termo”, explica.

O projeto Vira Galo tem como objetivo resolver os problemas de comunicação de um determinado cliente, no caso, o local escolhido foi o Parque Aquático da Cidade da Criança. E a partir disso é feita a imersão em uma situação problema. Esse é um formato onde não existem respostas, a proposta é exatamente gerar muito mais perguntas do que conclusões. O trabalho foi construído em cima de embasamento teórico, pesquisas e o desenvolvimento dos problemas encontrados do cliente escolhido. Os professores responsáveis por auxiliar este projeto foram Renato Pandur, Marcela Marino, Matheus Monteiro, Alexandre Bavaresco, Fernanda Mello, Lorena Galdino, Mariangela Fazano e Haroldo Felipe “Tato”.

A professora Marcela Marino, explica que surgiu a necessidade de lincar o estudo acadêmico com as novas habilitações que o mercado exige atualmente, portanto a realização do Vira Galo veio para suprir o que faltava. “Então antes o estudo ficava limitado e não conseguíamos passar tudo aquilo que a prática exige e assim pensamos em trazer a metodologia ativa, onde o aluno toma as rédeas da educação dele, e dessa forma ele tem acesso aos conteúdos teóricos e a aplicação desse conhecimento obtido é colocada em prática”.

Os estudantes do 7º termo de ambos os períodos, desenvolveram o projeto Vira Galo por dois meses. Foram criadas as agências e cada uma delas tinha uma área específica para desenvolver. Sendo elas: Adagil (Mídia Off), Prism (Eventos), We Media (Mídia on), Roque (Preço e Produtos), Voga (Marketing de Relacionamento), Adapt (Endomarketing), Yellow/6 (Identidade Visual), Psinoe (Pertencimento) e Rhits (Privatização e Concessão).

Avaliação de resultados

Para Leonardo Rizick Buchalla, desenvolver esse projeto foi algo marcante, pois precisou saber lidar com uma nova situação, onde a comunicação e o respeito pelas ideias dos demais colegas fazia toda diferença. “A importância de realizar um trabalho dessa magnitude, eu creio que seja sair da parte teórica e realmente ir para prática, para o real, sentir na pele como funciona o trabalho dentro de uma agência”.

Já a estudante Joyce Evangelistadiz que a importância está em manter contato com um cliente real com problemas reais a serem solucionados. Pois para ela isso proporciona uma noção da vida profissional fora da faculdade e avalia o novo método de ensino de modo positivo. “O maior aprendizado é a vivência e preparação tanto para o PEPP, quanto pra vida profissional”.

Kaio Machado, conta que o Vira Galo foi algo trabalhoso mais muito gratificante. “Por ser um trabalho acadêmico de extensão, os alunos passam a conhecer e desenvolver cada área específica da Publicidade, então acabamos tendo um conteúdo e uma experiência a mais, por que nos reunimos em grupos e desenvolvemos ideias e pesquisas juntos, e isso proporcionou grande aquisição de conhecimento para nós, além é claro de nos preparar para o PEPP”, avalia.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​