Alunos do 2º termo dos cursos da Facopp realizam exposição artística

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

30/11/2018 às 18:45 – Atualizado em: 05/12/2018 às 18:41 
Heloisa Lupatini

Marlene Reverte

Quem passa pelo corredor da Facopp nota que ele está mais colorido no final deste segundo semestre de 2018 com uma exposição artística. Os alunos do 2º termo de Jornalismo, Fotografia e Publicidade e Propaganda, produziram técnicas manuais para o encerramento da disciplina de História da Arte II, ministrada pelo professor Everton Tomiazzi.
 
Os estudantes podiam escolher entre os movimentos de vanguarda Pop ArtOp Art, Arte Naif e instalação. Os discentes de Publicidade e Jornalismo podiam fazer desenhos, colagens ou compor a organização de elementos em um ambiente. Já a turma de Fotografia relacionou os períodos estudados para realizarem releituras por meio de registros fotográficos.  
 
O professor responsável pela disciplina e pela orientação dos alunos, Everton Tomiazzi, comenta que a arte é uma ferramenta fundamental para os futuros profissionais. “É possível entender a história da humanidade num âmbito amplo – a relação entre arte e comunicação pode ser estudada de várias formas aproximando desenhos, pinturas, esculturas entre outras linguagens da arte”, explica.
 
Bruna Reato cursa Publicidade e Propaganda e decidiu unir o grafite com a instalação, o que resultou num palletcomo tela na rua.  Ela conta que encontrou inspiração para fazer seu trabalho quando viu uma imagem do artista surrealista Salvador Dali, em que sua marca registrada – o bigode, havia sido substituída por uma banana.
 
“Eu mesma cortei a imagem do pintor com uma serra emprestada de seu tio. Sempre tive contato com a arte, eu desenho, pinto, é a minha forma de aliviar o estresse e de me libertar”, fala Bruna. 
 
A estudante ainda lembra que sua mãe e avó pintaram, inclusive seu avô dava aula de desenho industrial, então a arte faz parte da família. Ela também é ligada a instrumentos musicais, porém que gosta mais das artes visuais, pois as outras pessoas podem apreciar.  
 
A obra A verdade saindo do poço de Jean-Leon Gérome inspirou a aluna de Jornalismo Gabriela Madureira para fazer uma releitura por meio da técnica de instalação. “Eu construí um poço com MDF, tecido e papel kraft. As diversas interpretações da pintura diziam que o autor buscava que as pessoas dissessem a verdade, então ele faz um [poço] para que pudessem colocar as opiniões verdadeiras. “
 
A realização do trabalho, ainda de acordo com Gabriela, fez com que ela tivesse a oportunidade de pesquisar e aprender um pouco mais sobre a História da Arte, além de poder praticar o design, já que fez os banners que estão ao lado da sua criação.   
 
E aí, já foi lá dar uma olhada nos trabalhos? Se ainda não foi, calma que dá tempo! A exposição vai até dia 7 de dezembro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​