Alunos do 7º termo de Jornalismo produzem documentários e a exibição será realizada na VI Mostra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

31/05/2021 às 10h55
Jady Alves e Lívia Alves

Os três filmes serão exibidos na íntegra e ao vivo com apresentação de alguns alunos (Foto: Reprodução do Instagram da TV Facopp Online) 

Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste oferece aos alunos grandes oportunidades. A teoria e a prática são interligadas e muito bem exploradas. A partir disso, o 7º termo do curso de Jornalismo teve aulas teóricas na disciplina de Documentário e agora, no segundo bimestre, estão produzindo seus filmes. 

O documentário é um gênero fílmico que se aproxima muito da prática jornalística. Várias dessas práticas se assemelham ao processo de produção de um documentário. É possível perceber, no mercado de trabalho, que a linguagem dos documentários é utilizada em diferentes contextos. 

“O domínio do jornalista desse tipo de linguagem abre o leque e a opção profissional dele para atuar com esse tipo de produção. A gente tem tido boas experiências e bons retornos dos estudantes de Jornalismo, que aprendem essa linguagem, já no mercado de trabalho aplicando em atividades de produção que o mercado demanda”, comenta a professora da disciplina, Thaisa Bacco. 

Alguns alunos se identificam com a produção do audiovisual, como é o caso da aluna Giovanna Guessada. Ela conta o que mais aprecia nessa prática. “A melhor parte é escutar as histórias. É expandir o conhecimento sobre determinados assuntos. É você conhecer pessoas e se conectar com elas através de algo em comum”. 

TEMAS 

Neste ano, a turma foi dividida em três grupos e temas diferentes. O primeiro grupo é formado pelos alunos Bruna Evelyn Pereira, Daniel Alvarez, Daniela Silva, Giovana Dias, Heloísa Lupatini, Jady Alves, Luana Souza, Mayson Martins e Milene Gimenez. Neste filme, intitulado como “Cicatrizes”, o tema abordado é as consequências da Covid-19. Sendo assim, o documentário mostrará pessoas que sofreram e que sofrem essas sequelas após a cura da doença. Além disso, tem a presença de profissionais de várias áreas da medicina que explicam esses efeitos. 

“O meu intuito principal é levar a conscientização, para que as pessoas que assistam tenham consciência de que, além da morte, as sequelas da Covid também deixam rastros que podem te acompanhar por um bom tempo”, pontua uma das participantes do grupo, Bruna Evelyn Pereira. 

Já a segunda equipe é composta por Bianca Alves, João Lucas Martins, Karoline Kol, Letícia Petile, Marco Vinícius Ropelli, Matheus Santiago, Noemi Prado e Victória Domingos. A produção chamada “Nossa Oferta” trata sobre questões divergentes quando o assunto é benzimento. A intenção é mostrar dois lados: o benzimento feito por pessoas que nasceram com o dom e pessoas que ensinam outras a começarem a benzer. 

“Foi uma experiência inédita para mim, porque eu nunca tinha sido benzido antes. Eu participei de alguns benzimentos ao logo do documentário e posso concluir que foi bom para mim, pelo fato de ter recebido vibrações positivas. Acredito muito nisso”, conta o aluno Vinícius Coimbra que participou ativamente das gravações.  

Por fim, o terceiro grupo conta com a participação de Barbara Munhoz, Daniel Santana, Giovanna Guessada, Izabelly Fernandes, João Paulo Batista, Juan Gonçalves, Melissa Andrade, Natália Feitosa, Pâmela Lourenço e Richard Magalhães. O documentário “Por um fio” falará sobre queda de cabelo. Ele trará depoimentos de mulheres que têm problemas envolvendo a queda, além de abordar questões de saúde de autoestima feminia. 

“É um tema muito bacana porque mexe com autoestima, com a confiança das mulheres. Hoje em dia a autoestima é algo que muitos tratam com uma seriedade muito grande. Muitos se deixam abater se não estão dentro do padrão. Enfim, a gente quis falar um pouquinho sobre o que tem acontecido”, relata Giovanna Guessada. 

“Os temas escolhidos foram extremamente diversificados, o que eu acho ótimo, muito interessante, mas não só o tema quanto o tipo de documentário, a forma em que eles foram organizados também tem muita diferenciação. Isso é uma surpresa bastante interessante para mim”, finaliza Thaisa. 

VI MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS 

Os filmes poderão ser vistos em primeira mão por todos, já que serão exibidos ao vivo na VI Mostra de Documentários. Alguns integrantes de cada grupo se responsabilizaram em conduzir a noite de apresentações.  

“Nós teremos convidados especiais, cineastas, jornalistas e pesquisadores da área de cinema que vão comentar essa produção dos estudantes”, garante a professora Thaisa. 

A mostra será realizada no dia 2 de junho de 2021, às 19h30, no Facebook e no canal do YouTube da TV Facopp Online. Mas caso você perca a noite de estreia, não tem problema, pois os filmes serão disponibilizados na integra.  

Veja abaixo algumas fotos de quando os alunos executaram a fase de produção dos filmes: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​