Alunos do ensino médio conhecem a Facopp na Feira de Profissões

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

20/09/2017 às 08:35 – Atualizado em: 20/09/2017 às 09:27 
Sandra Prata e Yuri Aquinno

Pedro Prado

A feira acontece até sexta-feira (22/09), no Salão Limoeiro da Unoeste

Termina nesta sexta-feira (22/09), no Salão do Limoeiro, em Presidente Prudente, a Feira de Profissões, promovida pela Unoeste, onde os estudantes do ensino médio da região têm a chance de conhecer os cursos ofertados pela universidade e pela Facopp com as graduações de Jornalismo, Fotografia e Publicidade e Propaganda. O evento, que  acontece a cada dois anos, também oferece várias oficinas gratuitas dedicadas às três áreas da comunicação.

De acordo com uma das professoras organizadoras do estande da Facopp, Giselle Tomé, a ideia é fazer com que os estudantes tenham contato direto com professores e alunos dos cursos para entender um pouco da profissão. “Quanto mais alunos possam entrar no nosso estande e conhecer um pouco mais da nossa faculdade, melhor, porque, muitas vezes, a pessoa está na dúvida do que fazer e é nessa hora que pode decidir, e nós gostaríamos muito que eles decidissem pela Facopp”.
 
Um dos alunos que se interessaram pela Facopp foi Rafaela Dias. Ela conta que o curso que mais chamou sua atenção foi Fotografia por já ter a profissão em sua realidade com o irmão que é fotógrafo. Sobre a feira, no geral, a estudante acredita que o evento abre mentes e ajuda a decidir sobre qual curso fazer.
 
Já para o estudante Marcelo Cebotar, o curso que mais despertou o interesse foi Jornalismo, sobre a experiência de gravar uma passagem jornalística no estande, ele ressalva ter sido interessante. “A câmera é apontada para você e assim você consegue ver realmente como que é gravado, como que aparece, como é transmitido, e tem também a questão das letrinhas que ficam subindo é muito interessante porque você vê como que os jornalistas têm que agir na frente da câmera”.
 
O que mais chamou a atenção da aluna Bruna de Azevedo, foi o processo envolvido no pensamento criativo. “Criar, pensar, discutir depois, entrar na filosofia, isso me chamou bastante atenção.” Já sobre a Feira de Profissões, ela relata que é importante para ajudar os jovens a se nortearem no mercado.
 
Oficinas
 
A primeira oficina da semana foi “Desenho de Luz” voltada especialmente para a técnica fotográfica conhecida como lighting painting,que consiste no desenho de luzes em uma imagem. A ideia, de acordo com a professora supervisora do laboratório, Fabiana Alves, é mostrar a introdução da fotografia. “Os princípios básicos que é a ideia da iluminação, da luz escrever, é a gênesis da fotografia, escrita com luz. Além disso, mostrar as possibilidades de atuação da fotografia, não só do curso, mas da foto inserida no contexto das outras áreas da comunicação”.
 
Uma das participantes da atividade foi Amanda Perez, ela revela que gosta bastante de fotografia, editar e usar tons de luz e decidiu participar para ver como é cada passo. “Lighting painting é muito interessante eu nunca tinha visto e nem sabia como era feito, então é uma coisa muito legal que eu pude aprender, vi a oportunidade e aproveitei”.
 
Já a estudante Thaís Carvalho conta que apesar de não ter interesse na área no momento, é importante participar para conhecer coisas novas. “Acho legal ver outras coisas para saber como é e quem sabe até pode nos interessar, gostei muito de fazer as fotos com luz”.
 
O estande permanece na feira até sexta-feira (22/09), com a possibilidade de posar para fotos de revelação instantânea e de gravar uma passagem telejornalística. Além disso, oficinas de Telejornalismo, Desenhos de Luz e Soltando as ideias, serão realizadas todos os dias. Não fique de fora!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.