Alunos do Jornalismo defendem TCC sobre monsenhor Nakamura e são aprovados pela banca

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

09/12/2021 às 15h55
Heloísa Lupatini e Jady Alves

Na última terça-feira (7), no auditório Carvalho, aconteceu a segunda noite de defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes de Jornalismo. O primeiro grupo a se apresentar foi o responsável pelo documentário biográfico sobre o padre Domingos Chohachi Nakamura. 

A obra “Estrela da Manhã” conta a vida e os feitos do primeiro padre missionário católico japonês no Brasil. O produto final do grupo pode e deve contribuir para o processo de beatificação do monsenhor Nakamura. 

Os alunos inovaram na defesa do trabalho perante a banca. Com uma apresentação nunca vista antes, os integrantes do grupo conseguiram interagir presencialmente com um vídeo que havia sido gravado há dias. Também trouxeram trechos do documentário com falas de participantes do produto audiovisual.  

“A orientadora propôs que nós fizéssemos alguma coisa diferente, sem o uso de slides, até porque o nosso trabalho é um filme e utiliza das mais diversas técnicas audiovisuais para trazer para o público uma experiência, então ela queria que a apresentação seguisse a mesma linha. Então, tivemos a ideia de fazer um vídeo que a gente pudesse, de alguma forma, interagir. Foi desespero total. Pouco tempo, muita coisa para fazer, mas é como a gente já está acostumado, durante todo o TCC a gente fez o possível e o impossível, e hoje também”, comenta Marco Ropelli, integrante do grupo, sobre a apresentação inovadora. 

Depois da apresentação, perguntas da banca e arguição dos alunos, os convidados foram convidados a se retirarem do auditório para que os integrantes da banca pudessem conversar e atribuir as notas. 

Neste meio tempo, a mãe do Marco, Elita Ropelli, fez questão de falar um pouco sobre o filho e o seu trabalho. “É um orgulho. Eu acompanhei desde o início. Desde que ele começou a ler sobre quem era o monsenhor Nakamura. Então ver tudo acontecendo, ver as coisas se transformando e de repente esse filme lindo, é orgulho, é gratidão”. 

Depois de muitos elogios, o presidente da banca, Roberto Mancuzo, declarou o grupo aprovado. Somando assim, mais cinco jornalistas ao time de profissionais formados pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais. 

Para finalizar, a professora e orientadora do grupo, Thaisa Bacco, fez suas considerações sobre os alunos e o TCC: “Foi um prazer enorme trabalhar junto com esse grupo, com esse tema tão desafiador, nesse contexto desafiador, que era o cenário pandêmico, e fazer uma grande produção envolvendo um assunto que exigiu tanta apuração e tanta dedicação dos alunos. Eu acredito que eles alcançaram muitas coisas jamais realizadas aqui na faculdade e superaram todos os obstáculos que foram encontrar. Realmente é um trabalho que se destaca na história da Escola de Comunicação. 

SERVIÇO 

Você pode assistir ao documentário completo, que está disponível no canal do YouTube da TV Facopp Online. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​