Alunos e profissionais discutem sobre liberdade de expressão e imprensa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

22/04/2019 às 15:55 
Nicoli Lima Liberansk e Graziela Fernanda Ramos Moitinho

Carlos Eduardo Migoto

 Liberdade de expressão e imprensa foi o tema debatido ontem, à noite, pelos alunos do primeiro termo de Jornalismo e Publicidade. Para falar sobre o assunto, a Facopp recebeu o repórter e apresentador da TV Fronteira, Murilo Zara, e Sérgio Ronchi, advogado, mestre em direito político e econômico e coordenador do curso de direito na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Foram levantados pelos convidados os recentes casos de polêmica envolvendo a condenação do humorista Danilo Gentilli, o ocorrido entre o ministro Alexandre de Moraes, o site “O Antagonista” e a revista “Crusoé”, e a onda de propagação de ”fake news”. Esses assuntos levaram a questionamentos, por parte dos alunos, quanto aos limites, obstáculos e a censura dentro do trabalho diário da imprensa e o quanto as notícias falsas têm prejudicado este trabalho, bem como possíveis exageros ou omissões por parte do judiciário e a maneira como o profissional deve agir para defender-se diante de tais situações.

Não faltaram argumentos e conselhos por parte dos convidados, que compartilharam muitos casos, inclusive experiências pessoais, procurando deixar evidente a mensagem de que perspicuidade, ética e responsabilidade devem ser norteadores do trabalho dos comunicadores, pois não se pode prever as reações e consequências que o mesmo pode gerar.

Zara pontuou a importância de se falar sobre a temática para mpliar o conhecimento dos alunos que construirão o futuro da área. “A gente está vivendo essa discussão, é um tema muito atual, no dia a dia de uma redação se fala muito disso, e todos vocês um dia terão que viver isso”, declarou Murilo.

Ronchi declarou que vê grande importância em ocasiões em que se põe em foco a interação entre a comunicação e o direito. “É importante para dar ao profissional um norte, torná-lo mais ético, e ciente daquilo que pode e não pode fazer. A liberdade de expressão está garantida, desde que ela represente a verdade”.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Fotografia, Carolina Costa Mancuzo explica que a atividade faz parte da disciplina Comunicação em Prática e que o modelo de trabalho surgiu durante a preparação para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). “Acreditamos que seria sensacional inseri-lo para os alunos no 1° termo, pois é uma maneira prática de prepará-los logo de início quanto à responsabilidade de se programar para a aula, bem como aprender a trabalhar melhor o texto e a argumentação”.

O próximo debate, com tema “Meio Ambiente e Responsabilidades” ocorrerá no dia 08/05, podendo ser acompanhado, como os demais, ao vivo pela Rádio Facopp pontualmente às 19h. Fica registrado o convite aos interessados. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.