Alunos reformulam Sala de Imprensa da Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

14/12/2017 às 11:37 – Atualizado em: 20/12/2017 às 13:36 
Beatriz Duarte e Sandra Prata

Abraão Wylliams

Site conta com 29 publicações e 34 matérias inseridas nos meios de comunicação da região

Em clima de despedida, os formandos Leandro Nogueira, Raquel Siqueira e Tháila Sisa passaram pela banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nesta terça-feira (12/12), no Auditório Carvalho. A equipe explanou sobre o trabalho intitulado “Sala de imprensa Facopp: uma experiência digital de relacionamento com a mídia”.
 
A pesquisa teve como objetivo realizar a implantação da Sala de Imprensa da Facopp de forma que corresponda com as tendências do mercado de trabalho e consiga estabelecer um relacionamento através desse ambiente digital. O trabalho teve início em 2016 e, com sua base teórica aprovada, foi executado no segundo semestre de 2017.
 
Segundo Leandro Nogueira, um dos integrantes, o tema surgiu do interesse em comum do grupo pela área do Jornalismo Empresarial. Mostra que o jornalismo também pode ser praticado dentro das empresas, e que é preciso mostrar que as instituições fazem um trabalho correto, além de desmistificar que o profissional só encontra emprego na televisão e nas redações.
 
Para compreender as mudanças necessárias, a equipe realizou diversas pesquisas em Salas de Imprensa de algumas empresas e verificou que o modelo era antiquado e atuava apenas como um depósito de releases. Segundo o grupo, a intenção era implantar uma sala que fosse de acordo com as normas e exigências da assessoria convergente atual.
 
Os alunos explicaram que a Sala de Imprensa tem como meta apresentar a imagem da Facopp para os veículos jornalísticos. Como no decorrer dos anos, as assessorias migraram para o meio digital, foi preciso adaptar a demanda de mercado e a relação dos jornalistas com a instituição.
 
Como forma de aproveitar o ambiente virtual, o grupo utilizou novas ferramentas para produzir um conteúdo midiático. Com a nova padronização da página da Sala de Imprensa da Facopp, o layout passou a ser mais limpo e suave, dando destaque para a notícia e informação. Também houve duplicagem de menus para facilitar a navegabilidade e a inserção de novos, como mapa do site e glossário.
 
Além disso, uma pesquisa com os principais veículos da cidade foi realizada para entender qual era a melhor forma dos releases serem enviados e também com o intuito de estabelecer uma relação de contato. Ao todo o atual espaço de imprensa da Facopp, recebeu 29 publicações no site e 34 matérias inseridas nos meios de comunicação da região.
 
“Acredito que uma das maiores dificuldades no processo de desenvolvimento, foi encontrar referências para poder se embasar, encontramos algumas, mas foi necessário construir o nosso próprio material, que poderá ajudar os próximos estudantes”, diz Leandro.
 
Feedback

Representando a banca avaliadora, estavam presentes os docentes Carolina Mancuzo, Gisele Tomé e Roberto Mancuzo, orientador do grupo. Durante a apresentação, a professora Carolina ressaltou que o trabalho da equipe contribuiu muito no sentido que ela própria, pudesse olhar com mais atenção para as coisas que estavam sendo produzidas na Facopp e que poderiam ser vinculadas na mídia.
 
Já Roberto Mancuzo comentou que, dentre os pontos positivos do trabalho, destaca-se o pioneirismo da equipe, ao implantar um projeto piloto. “Foi importante para fundamentar as bases teóricas e práticas, mas a implantação de fato é um processo mais complexo, que envolve erros e acertos, com uma série de situações difíceis”. O docente também ressalta o grande potencial do grupo, que teve capacidade para superar todas as dificuldades que surgiam no processo.

Quem estava na torcida era Regina Célia Siquera, mãe da formanda Raquel, que veio para prestigiar a filha. “Hoje eu estou sentindo muito orgulho, pois no segundo ano ela tentou desistir da faculdade, e quando ela entrou na parte da assessoria da imprensa foi o momento em que ela se encontrou”. Como conselho para a nova etapa, ela acredita que a filha não deve parar nunca de estudar e investir no aprendizado de novos idiomas.
 
Como amiga dos integrantes, Karime Vilela também é uma formanda na reta final, ela comenta que estava nervosa junto com o grupo. “Eu me emocionei na hora da apresentação, porque é um grupo que eu tenho muito carinho. Espero que tudo dê certo para eles nessa nova fase, eles provaram que são capazes e jornalistas da melhor qualidade”, finaliza.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​